Início CARNAVAL 2024

Maria Bonita, a Rainha do Cangaço é homenageada do bloco As Kuviteiras

Com fantasias confeccionadas com material 100% reciclado, o bloco se apresenta com Oh Polêmico e Robyssão

Foto: Divulgação

O bloco As Kuviteiras tradicional bloco de travestidos da capital baiana, sábado (10/02), com o grupo Oh Polêmico, e na segunda-feira (12/02), com o cantor Robyssão, no Circuito Osmar (Campo Grande), a partir das 16h. E este ano, vai homenagear a figura de Maria Bonita, mulher forte, nordestina e determinada, com o tema: Maria Bonita, A Rainha do Cangaço.          

Maria Bonita foi a primeira mulher a ingressar no cangaço, abrindo espaço para que outras pudessem fazer o mesmo. E só foi possível acontecer, devido ao seu relacionamento com Lampião, o mais temido bandido do sertão nordestino do Brasil, que queria ficar todo tempo ao lado de sua amada.

A história de amor e resistência deste casal impressiona sempre muitas pessoas, e não foi diferente com Higor Henrike, diretor do bloco, popularmente, conhecido como Chôra; por sua passagem pelo Museu dos Bonecos de Cera de Olinda, e assim que entrou, avistou o casal de cangaceiros e ficou impressionado com o realismo das réplicas. Um historiador do local, contou toda a trajetória da dupla. Ele não teve dúvidas quanto ao tema do carnaval das Kuviteiras.

As Kuviteiras, tradicional bloco de travestidos da capital baiana, chega aos seus 36 carnavais com muita animação e vontade de realizar um carnaval inesquecível. A agremiação que surgiu na Ladeira da Preguiça, no Centro Histórico de Salvador (BA), atualmente, sediada no Shopping Liberdade, dando ao seu associado conforto e segurança.    

As Kuviteiras teve o nome inspirado pela expressão alcoviteira, que de acordo com o dicionário Aurélio significa: mulher que alcovita, leva e traz, e essas características caíram perfeitamente para um bloco de travestidos que tem como essência a irreverência, alegria e empolgação; e, que sempre respeitou a diversidade de gêneros. Pensando nisso, desde 2001, o bloco passou a aceitar a presença de mulheres como associadas, permitindo-as desfilar na avenida juntamente com os homens.  

O bloco As Kuviteiras, carinhosamente chamado de “Kuvi” pelos seus associados e diretoria que tem como presidente Antônio Carlos Mascarenhas de Carvalho, o Toinho e o diretor Chôra. 

A instituição carnavalesca, que está passando por um processo de transformação, adotou a ideia da sustentabilidade e está apostando a confecção das suas fantasias com material 100% reciclado; o tecido também conhecido como rPet, espécie de poliéster reciclado que é obtido por meio de processo de derretimento do plástico, transformado-o em fibra de poliéster. Além do figurino, o bloco será responsável pela plantação de 1.000 mudas de árvores, através do projeto “Vamos adotar uma árvore”, em parceria com a empresa “Árvore da Sorte”. 

Para a diretoria do bloco essa parceria é muito importante, pois são os pioneiros no desfile em levantar a bandeira de preservação do meio ambiente. “Somos o primeiro bloco a pisar na avenida com o pensamento 100% sustentável: do combustível do trio elétrico à fantasia. E ainda vamos gerar frutos com a plantação de 1.000 mudas de árvores”. Chôra pontua ainda a importância de outras agremiações investirem nessa ideia.

SERVIÇO:
O que: As Kuviteiras 2024
Onde: Circuito Osmar (Campo Grande)
Quando: 10 (sábado) e 12 de fevereiro, a partir das 16h

Atrações: Oh Polêmico e Robyssão

Valor: R$230  pista e R$60 área vip (1º lote)
Vendas: na sede (Shopping Liberdade), Bilheteria Digital e Balcão de Ingressos  https://www.bilheteriadigital.com/bloco-as-kuviteiras-carnaval-2024-10-de-fevereiro 

Compartilhe agora: