Home Destaques

Mais dois suspeitos de extorquir comerciantes são presos em Salvador

Arma de brinquedo usada por dupla suspeita de extorquir comerciantes em Salvador — Foto: Divulgação/SSP

Na manhã deste sábado (20), dois suspeitos foram presos por suspeita de envolvimento em um esquema de extorsão a donos de empresas da Avenida Vasco da Gama, uma das principais de Salvador. O nome dos suspeitos não foram divulgados.

Segundo a Polícia Militar (PM), a dupla foi detida em flagrante no momento em que tentava aplicar o golpe em um empresário, com uma arma de brinquedo . Na sexta-feira (19), duas mulheres foram presas suspeitas de praticarem o mesmo crime.

Conforme a Tenente Alessandra Rúbia, os agentes foram informados por populares que um dos suspeitos estava dentro de um estabelecimento. Na delegacia, foi descoberto que o homem tem um mandado de prisão em aberto por roubo.

“Os populares fizeram gestos e informaram que um outro indivíduo estava no interior do estabelecimento. Fizemos a incursão para poder verificar se ele estava realmente e o encontramos fingindo que estava trabalhando”, afirmou a Tenente Alessandra Rúbia.
Conforme a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), os quatro suspeitos foram apresentados na Central de Flagrantes e estão à disposição da Justiça. Não foi detalhado se os homens e as mulheres agiam em conjunto.

Entenda o caso

Os comerciantes da Avenida Vasco da Gama afirmam que traficantes do bairro da Federação estão exigindo o pagamento de uma taxa mensal, com a justificativa de garantir a segurança da região.

De acordo com a SSP, uma das suspeitas presas na ação de sexta-feira (19) foi flagrada enquanto tentava recolher valores de comerciantes e foi levada à 7ª delegacia, localizada no bairro do Rio Vermelho.

Na quinta-feira (18), a Polícia Civil informou que outra mulher, irmã de dois suspeitos de tráfico de drogas, foi identificada como responsável pelas cobranças aos donos de comércios e era dona da linha telefônica citada em um bilhete entregue pelos criminosos nas lojas. Ela prestou depoimento e foi liberada.

Os comerciantes usaram as redes sociais para relatar o clima de insegurança – o que fez com que a PM reforçasse o policiamento na região.

Um dos empresários chegou a relatar, através de um áudio veiculado na internet, que vai fechar o comércio por causa dessa situação.

“Estou fechando a loja devido ao acontecido. O ladrão mandou um recado hoje, dizendo que se não pagasse, ia passar um homem aqui para cobrar”, disse.

Segundo os comerciantes, que não quiseram ter nomes divulgados, o valor exigido varia de acordo com o tipo de comércio e com a localização. As ameaças chegam através de pedaços de papel e também através das redes sociais.

Orientações da Polícia Militar

Apesar do reforço ostensivo e da investigação da Polícia Civil, a PM diz que não recebeu nenhuma denúncia sobre o caso. As denúncias são importantes para o registro dos crimes e, consequentemente, para uma atuação mais rápida dos agentes.

Ao receber esse tipo de cobrança, a PM orienta que os comerciantes:

👉 Procurem a PM através de 181;

👉 Não realizem nenhum tipo de pagamento;

👉 Procurem as delegacias especializadas para o registro do caso.

Compartilhe agora: