Início CURIOSIDADES Lavrador sai em busca de ouro e acha “tesouro” de 1816

Lavrador sai em busca de ouro e acha “tesouro” de 1816

Moedas encontradas por lavrador são de 1816 Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Um lavrador de Tocantins, comprou um detector de metais para procurar ouro e acabou descobrindo um “tesouro”. Na primeira vez usando o equipamento, ele descobriu centenas de moedas históricas em um terreno próximo de casa.

Valdomiro Costa contou a TV Anhanguera, filiada da Rede Globo, que se decepcionou quando encontrou as peças, pois não sabia que eram valiosas. Ele só não as jogou fora porque foi alertado pelo filho, Raelson, que pediu ajuda de uma professora para descobrir a origem das moedas.

Foi então que eles souberam que o material era de 1816. Ou seja, as moedas são da época colonial e imperial. A maioria dos itens é de bronze e, uma, considerada a mais importante, é de prata.

Valdomiro decidiu guardar os achados em um banco de outra cidade enquanto pensa no que vai fazer com eles.

– Eu quero ajudar minha família porque nós somos uma família, assim fraca, não tem condição quase. Dar oportunidade dos meus filhos ao estudo. Se for muito dinheiro, não vai ficar nada para mim, eu quero deixar pros meus filhos – afirmou.

Profissionais do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico está estudando as moedas. Se, de fato, elas forem um material arqueológico histórico, o local onde foram encontradas poderá virar um sítio arqueológico e um bem da União.

Compartilhe agora: