Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Policial militar é preso suspeito de executar homem com 10 tiros em praia de Salvador

    28/04/2026

    Turista mineiro morre afogado em praia de Arraial d’Ajuda, no sul da Bahia

    28/04/2026

    Policial militar é baleado no rosto durante troca de tiros na Ilha de Itaparica; suspeito morre

    28/04/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Policial militar é preso suspeito de executar homem com 10 tiros em praia de Salvador
    • Turista mineiro morre afogado em praia de Arraial d’Ajuda, no sul da Bahia
    • Policial militar é baleado no rosto durante troca de tiros na Ilha de Itaparica; suspeito morre
    • Suspeito de armazenar conteúdo de abuso infantil é preso na Bahia durante operação internacional da PF
    • Prefeito é alvo de denúncias após suposto “buraco fake” custar R$ 19,7 mil aos cofres públicos
    • Caminhão desgovernado atinge casas e deixa crianças feridas no oeste da Bahia
    • Sesab abre seleção com 41 vagas para motoristas em Salvador e interior da Bahia
    • Compras feitas até o dia 30 concorrem ao sorteio de maio da Nota Premiada Bahia
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Últimas notícias»Lula propõe reunião dos Poderes para tratar de feminicídio
    Últimas notícias

    Lula propõe reunião dos Poderes para tratar de feminicídio

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO08/12/20254 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    0d7a37821 2
    © Valter Campanato/Agência Brasil
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira (8) que pretende convocar uma reunião com representantes dos Poderes da República e de segmentos sociais para promover o que chamou de “mutirão educacional” de combate à violência contra as mulheres. Em meio a uma onda de casos de feminicídios que vêm chocando o país, milhares de pessoas em diversas cidades foram às ruas neste fim de semana para denunciar a violência e pedir liberdade, respeito e segurança para as mulheres brasileiras. ebcebc

    “É importante envolver Congresso Nacional – Senado e Câmara -, a Suprema Corte, o Superior Tribunal de Justiça, os tribunais de Justiça dos estados, os sindicalistas, os evangélicos, é preciso todo mundo para gente fazer um mutirão educacional”, afirmou Lula em discurso durante a 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, que ocorre em Brasília.

    O presidente não especificou uma possível data, mas que tentaria realizar o encontro até o fim deste ano.

    “Nós temos que ficar indignados com a violência contra as mulheres”, destacou o presidente, que voltou a mencionar casos recentes, como o episódio em São Paulo envolvendo Douglas Alves da Silva, de 26 anos de idade, que atropelou e arrastou Tainara Souza Santos, 31 anos de idade. O crime ocorreu no dia 29 de novembro. Ela teve as pernas amputadas após ter sido arrastada embaixo do veículo por cerca de 1 quilômetro, e segue internada em um hospital da cidade.

    Lula também citou o caso do homem de 39 anos, preso em flagrante, no Recife, também no fim de novembro, acusado de provocar um incêndio que matou sua esposa, grávida, e os quatro filhos do casal.

    “Combater o feminicídio, combater a violência, é uma tarefa das mulheres? Me perdoem, meus queridos homens, é uma responsabilidade nossa”, disse Lula, que voltou a cobrar engajamento masculino na luta.

    “A verdade nua e crua é que a violência só tem um lado. Quem tem que mudar de comportamento não são as mulheres, são os homens”, afirmou.

    O presidente disse que fará do combate à violência contra mulher sua luta política a partir de agora. “Aqui no Brasil nós vamos ter que criar um movimento. É um problema eminentemente educacional, vamos ter que aprender na escola, educar nossos filhos”, completou.

    Há uma semana, Lula tem abordado o tema da violência de gênero nos eventos oficiais que participa. Cerca de 3,7 milhões de mulheres brasileiras viveram um ou mais episódios de violência doméstica nos últimos 12 meses, segundo o Mapa Nacional da Violência de Gênero.

    Em 2024, 1.459 mulheres foram vítimas de feminicídios. Em média, cerca de quatro mulheres foram assassinadas por dia em 2024 em razão do gênero, em contextos de violência doméstica, familiar ou por menosprezo e discriminação relacionados à condição do sexo feminino.

    Este ano, o Brasil já registrou mais de 1.180 feminicídios e quase 3 mil atendimentos diários pelo Ligue 180, segundo o Ministério das Mulheres.

    PEC do Suas

    Durante a conferência, o presidente comentou a Proposta de Emenda à Constituição 383/17 (PEC 383/17), que estabelece a aplicação mínima de 1% da Receita Corrente Líquida da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios no Sistema Único de Assistência Social (Suas). Aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e pela comissão especial criada para analisar o tema, o texto está pronto para ser votado no plenário Câmara dos Deputados.

    “Eu queria dizer para você que o Suas é possivelmente uma das coisas mais importantes que a gente criou. E se agora tem a PEC para ser votada, eu não posso prometer porque sou presidente da República, mas é preciso que a gente estude qual a viabilidade econômica de um dinheiro fixo para não ter que ficar brigando por orçamento todo ano”, disse Lula.

    Na mesma linha, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, defendeu que haja um acordo federativo em torno da proposta.

    “A PEC 383 tem que gerar o cofinanciamento do jeito que nasceu na educação e na saúde, tripartite, município, estados e governo federal, e é isso que temos que trabalhar”, defendeu.

    Durante o evento, Dias assinou o ato de criação da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Suas, um fórum paritário de diálogo e deliberação com os trabalhadores da assistência social.

    Fonte: EBC

    dos Feminicídio Lula para Poderes propõe reunião tratar
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorProdução de resíduos cresce em 2024; destinação adequada melhora
    Próximo artigo Praia Clube e Osasco estreiam terça no Mundial de Clubes de Vôlei
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Policial militar é preso suspeito de executar homem com 10 tiros em praia de Salvador

    28/04/2026 Polícia Por ROSY SILVA

    Turista mineiro morre afogado em praia de Arraial d’Ajuda, no sul da Bahia

    28/04/2026 Acidente Por ROSY SILVA

    Policial militar é baleado no rosto durante troca de tiros na Ilha de Itaparica; suspeito morre

    28/04/2026 Polícia Por ROSY SILVA

    Suspeito de armazenar conteúdo de abuso infantil é preso na Bahia durante operação internacional da PF

    28/04/2026 Polícia Por ROSY SILVA

    Prefeito é alvo de denúncias após suposto “buraco fake” custar R$ 19,7 mil aos cofres públicos

    28/04/2026 Denúncia Por ROSY SILVA

    Caminhão desgovernado atinge casas e deixa crianças feridas no oeste da Bahia

    28/04/2026 Acidente Por ROSY SILVA
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024

    Inscrições para o Prêmio Abapa de Jornalismo 2024 encerram em 20 de setembro

    13/09/2024
    Não perca
    Polícia

    Policial militar é preso suspeito de executar homem com 10 tiros em praia de Salvador

    Por ROSY SILVA28/04/2026

    Um policial militar de 32 anos foi preso na manhã desta terça-feira (28), no bairro…

    Turista mineiro morre afogado em praia de Arraial d’Ajuda, no sul da Bahia

    28/04/2026

    Policial militar é baleado no rosto durante troca de tiros na Ilha de Itaparica; suspeito morre

    28/04/2026

    Suspeito de armazenar conteúdo de abuso infantil é preso na Bahia durante operação internacional da PF

    28/04/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024

    Inscrições para o Prêmio Abapa de Jornalismo 2024 encerram em 20 de setembro

    13/09/2024
    Nossas escolhas

    Homem atira durante jantar de Trump com correspondentes em Washington

    26/04/2026

    Lula: é preciso “dar logo” Nobel da Paz à Trump para encerrar guerras

    21/04/2026

    Anistia acusa EUA, Israel e Rússia de minar multilateralismo

    21/04/2026

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.