Home Bahia

Kleber Rosa comemora anúncio de convocação do cadastro de reserva da Polícia Civil: “Fundamental diante do baixo efetivo “

Kleber Rosa comemora anúncio de convocação do cadastro de reserva da Polícia Civil: "Fundamental diante do baixo efetivo " - Foto: Divulgação

O investigador da Polícia Civil há 20 anos e fundador do Movimento dos Policiais Antifascismo, Kleber Rosa, comemora o anúncio feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta segunda-feira (19), de que irá convocar os aprovados do último concurso público, de 2022, que estavam no cadastro de reserva. A convocação irá contemplar 260 investigadores e 128 delegados.

Kleber Rosa salienta que a Polícia Civil sofre com o baixo efetivo que, por sua vez, reflete na precarização do atendimento disponibilizado à população e atinge diretamente os servidores com uma “carga” excessiva de trabalho, pressão, e cobrança. O investigador salienta que cerca de 1 mil policiais estão com o Abono Permanência, e já possuem todos os pré-requisitos para a aposentadoria.

Portanto, a convocação do cadastro de reserva apresenta-se como medida “acertada” do governador Jerônimo Rodrigues e de caráter emergencial. “A Bahia possui atualmente um pouco mais de 5 mil policiais civis entre investigadores, escrivães e peritos. Portanto, com as aposentadorias vamos ficar com apenas 20% do efetivo atual que, inclusive, é totalmente insuficiente. A convocação do cadastro de reserva é crucial para os policiais e para a sociedade civil que sofre com o baixo efetivo”, reflete o investigador e coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab).

Compartilhe agora: