Início CHUVAS

Jerônimo Rodrigues visita municípios em emergência devido às fortes chuvas na Bahia

Foto: Joá Souza/GOVBA

Neste sábado (3), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, esteve presente nos municípios da região oeste que enfrentam situação de emergência devido às intensas chuvas dos últimos dias. Iniciando o dia sobrevoando Muquém do São Francisco, o governador seguirá até as 14h visitando as cidades de Wanderley e Cotegipe, as mais impactadas pelos temporais no final de janeiro.

Acompanhado pelo coronel Adson Marchesine, comandante do Corpo de Bombeiros Militares na Bahia, e pelo coronel Miguel Filho, comandante da regional oeste, a comitiva realiza um levantamento de danos estruturais em imóveis, pontes e estradas vicinais. As equipes, em conjunto com a Defesa Civil, têm desempenhado papel crucial no suporte logístico de mantimentos às famílias afetadas.

Até a sexta-feira (2), foram entregues nas três cidades mais impactadas 15 toneladas de alimentos, 10 mil litros de água potável, 500 colchões, roupas e kits de higiene pessoal. O governo, por meio de diferentes órgãos, oferece apoio às prefeituras, fornecendo remédios, roupas de cama, colchões e alimentos. O serviço de abastecimento de água em Muquém de São Francisco já foi normalizado.

Em Muquém de São Francisco, cerca de 500 pessoas foram desalojadas e abrigadas em escolas e igrejas. Pontes danificadas e ruas alagadas demandam esforços contínuos de limpeza. Em Wanderley, mais de 2800 pessoas foram afetadas, algumas levadas para abrigos municipais e outras recebendo auxílio de aluguel social. As fortes chuvas causaram transbordamento do riacho Tijucuçu, resultando em sérios problemas, como alagamentos, pontes interditadas e comunidades rurais isoladas.

Moradores se mobilizam em mutirões para a limpeza de casas e ruas, enquanto equipes do Corpo de Bombeiros, inclusive de Barreiras, trabalham no resgate e na assistência às comunidades atingidas. O governador Jerônimo Rodrigues assegurou o envio de mais máquinas para acelerar os trabalhos de recuperação nas áreas afetadas. A situação demanda esforços conjuntos para superar os desafios impostos pelas fortes chuvas na região oeste da Bahia.

Compartilhe agora: