Home Bahia

Jerônimo Rodrigues repudia fala ‘xenofóbica’ e insultos de vereador de Caxias contra trabalhadores baianos

Salvador Notícia: Foto/Divulgação

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, se pronunciou sobre a fala preconceituosa de um vereador do Rio Grande do Sul, Sandro Fantinel, envolvendo trabalhadores que viviam em condições análogas à escravidão na Serra Gaúcha.

O caso que teve projeção nacional na última segunda-feira (27), evidenciou a jornada de 200 baianos que enfrentavam um regime racista, com espancamentos, monitorados por câmeras e sem o direito à alimentação. O vereador afirmou que as empresas devem priorizar argentinos, ao invés “daquela gente lá de cima”. Durante a fala, também há a justificativa xenofóbica: “não contratem mais àquela gente lá de cima (…) deixem de lado aquele povo que é acostumado com Carnaval e festa pra vocês não se incomodarem novamente”, pontuou.

Jerônimo Rodrigues, por sua vez, lamentou as falas do político e informou que medidas cabíveis foram tomadas. Confira a nota do governador baiano.

Hoje, um vereador do Rio Grande do Sul, além de defender o trabalho escravo nas vinícolas do estado, ainda foi xenofóbico e racista com baianas e baianos. Eu repudio veementemente a apologia à escravidão e não permitirei que se refiram à nossa gente com preconceito. É desumano, vergonhoso e inadmissível ver que há brasileiros capazes de medidas cabíveis para que o vereador seja responsabilizado pela sua fala. Enquanto eu for governador, atos e falas desrespeitem o nosso povo não serão permitidas. O Governo da Bahia seguirá enfrentando o trabalho escravo e combatendo toda forma de violência e discriminação”, contestou.

Compartilhe agora: