Início Destaques Jerônimo Rodrigues e BYD lançam pedra fundamental das fábricas em Camaçari, nesta...

Jerônimo Rodrigues e BYD lançam pedra fundamental das fábricas em Camaçari, nesta segunda (9)

Foto: Almir Santana

A cerimônia que assinala o início das construções das fábricas da BYD em Camaçari acontece na manhã desta segunda-feira (9) às 9h30. O evento contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-presidente Geraldo Alckmin, do ministro da Casa Civil Rui Costa, do CEO Global da BYD Wang Chuanfu e da CEO da BYD Américas Stella Li.

Este evento representa um marco significativo para a indústria automobilística brasileira, marcando a chegada da gigante chinesa que planeja investir R$ 3 bilhões na instalação de três fábricas na Bahia. Isso resultará na criação de mais de cinco mil empregos diretos e indiretos. As fábricas produzirão chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, além de realizar o processamento de lítio e ferro fosfato.

A produção está programada para começar entre o final de 2024 e o início de 2025, com uma capacidade estimada de 150 mil veículos por ano na primeira fase de implementação. O novo complexo da BYD se tornará um ponto de atração para diversos fornecedores, tanto na área de peças técnicas quanto em serviços, com um foco especial em fornecedores locais para impulsionar o desenvolvimento regional. Além disso, a empresa estabelecerá um centro de pesquisa e desenvolvimento com o objetivo de transformar a região em um Vale do Silício brasileiro, concentrando esforços no desenvolvimento de tecnologia para motores híbridos flexíveis que combinem etanol e energia elétrica.

Compartilhe agora: