O Movimento IRUN realiza sua 10ª edição no dia 17 de maio de 2026, a partir das 13h, na Casa de Castro Alves, em Salvador, com o tema Bahia Quilombola. A programação terá exposição, oficina, feira de saberes e sabores, rodas de diálogo e show da cantora e atriz Denise Correia.
Nesta edição, o IRUN destaca os territórios quilombolas como espaços de preservação cultural, organização política e defesa de modos de vida tradicionais. A proposta é ampliar a visibilidade das comunidades quilombolas da Bahia, estado com a maior população quilombola do país, e fortalecer o debate sobre soberania, memória, produção artística e proteção territorial.
A programação começa às 13h, com a exposição “A Grande Aliança Preta, Indígena e Popular – Teia dos Povos”, que reúne obras de artistas indígenas, quilombolas, negros e de movimentos populares. Às 13h30, será realizada a Oficina de Bordados pela Democracia – Linhas Bahia Axé, com prática formativa voltada à cidadania, memória social e direitos humanos.
Às 14h, acontece a abertura da Feira de Saberes e Sabores da Teia dos Povos e Design Caboclo, espaço dedicado a criações, produtos e conhecimentos ligados aos povos originários, negros e sertanejos. Às 15h, a Gira de Saberes reúne experiências quilombolas na Bahia. Às 17h, os Diálogos Institucionais integram a programação.
O encerramento será às 19h, com o show “BLACK TUDO”, comandado por Denise Correia e a banda Naveiadanêga. Atriz e cantora paranaense radicada na Bahia, Denise tem mais de 30 anos de carreira, atuou em montagens como “Torto Arado” e na novela “Velho Chico”, além de integrar o coletivo Performáticos Quilombo.
No palco, o espetáculo reúne Afro Pop, black music, samba rock, MPB e pop, com repertório voltado à celebração da cultura negra. Denise será acompanhada por Elvis Bernardes na guitarra, Levi Santos na bateria, Giroux Wanziler no baixo, Oseias Miranda no teclado e Jean Cerqueira na percussão.
O projeto Movimento IRUN foi contemplado nos editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. A iniciativa também é contemplada pela Política Nacional Cultura Viva.

Agenda Cultural
O quê: Movimento IRUN 10ª edição – Bahia Quilombola
Quando: 17 de maio(domingo)
Horário: a partir das 13h
Show de encerramento será às 19h
Onde: Casa de Castro Alves – Rua do Passo, 52, Santo Antônio, Salvador
Ingresso: entrada franca mediante inscrição no Instagram da Casa de Castro Alves
Aberto ao público




