Início CARNAVAL 2024 Inscrições para Rei Momo 2024 seguem até segunda (15)  

Inscrições para Rei Momo 2024 seguem até segunda (15)  

Foto: Dick Johnny -

Os candidatos interessados em disputar o Reinado de Momo no Carnaval de Salvador 2024 têm até a próxima segunda-feira (15) para realizar as inscrições. Os documentos devem ser entregues no Clube Fantoches, no Dois de Julho, das 9h às 17h. Organizado pela Federação de Entidades Carnavalescas e Culturais da Bahia, em parceria com a Prefeitura de Salvador, o certame não determina limite de idade, nem peso mínimo para concorrer ao posto. A inscrição é gratuita. 

De acoro com a Federação, os candidatos devem apresentar, RG, CPF, comprovante de residência, atestado médico de saúde, antecedentes criminais e currículo no momento da inscrição. A seletiva será no dia 27 deste mês, no próprio Clube Fantoches, com a participação de 11 jurados. O vencedor receberá a chave simbólica da cidade na abertura da folia, no dia 8 de fevereiro, além de uma premiação de R$10 mil.  

O presidente da Federação de Entidades Carnavalescas e Culturais da Bahia, Jairo da Mata, explica que o processo seletivo é muito simples e objetivo. “Não requer grandes requisitos, qualquer pessoa pode pleitear o reinado. Basta apenas ser carnavalesco, ter conhecimento da nossa cultura e está com a saúde e documentação necessária”, frisa. Segundo ele, o pré-requisito do excesso de peso, que por muitos anos foi levado em consideração, não é mais um critério do concurso.   

Todos os anos após o Rei Momo ser eleito, a Federação das Entidades Carnavalescas e Culturais da Bahia desenvolve um trabalho social. Esse ano, a parceria é com Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). O nome da campanha será “Entre com o Rei Momo na folia salvando vidas” e tem o objetivo de atrair possíveis doadores de sangue.  

História – O Rei Momo remete ao universo dos deuses gregos. De acordo com a mitologia, Momo era filho do sono e da noite, considerado o deus da zombaria, da piada e da zoação. No Brasil, a figura surge a partir de meados do século XX.  

O primeiro Rei Momo do Carnaval de Salvador ocupou o posto em 1959. O funcionário público Milton Ferreira da Silva, mais conhecido como “Ferreirinha”, recebeu a coroa e declarou que só passaria o cargo – hereditário por natureza – ao filho.  

Em 1984, quando o Carnaval de Salvador completou 100 anos de sua história moderna, Ferreirinha já estava com a coroa na cabeça há 25 anos. Ele dizia que reinados passavam de pai para filho, por isso, não aceitava ser substituído por outro que não seu ente biológico. Assim permaneceu por quase três décadas.   

No Carnaval de Salvador, a escolha do Rei Momo através do concurso teve início em 1990, através da Federação de Entidades Carnavalescas e Culturais da Bahia. Muitos nomes já carregaram a coroa, entre eles o proprietário do lendário restaurante Cantina da Lua, Clarindo Silva, em 2008; o cantor e compositor Gerônimo Santana, em 2009; e o guitarrista, cantor e compositor Pepeu Gomes, em 2010. 

Durante os anos de 2021 e 2022, em função da pandemia, o Carnaval não foi realizado e, consequentemente não houve o concurso. Em 2023, com a retomada da festa, Alan Nery mais uma vez foi escolhido para comandar o Reinado de Momo na folia de Salvador.  

Compartilhe agora: