Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Criminosos usam nome de prefeitura baiana para aplicar golpes

    11/06/2026

    Ecossistema de pesagem nas propriedades rurais é apresentada na Bahia Farm Show 2026, em Luís Eduardo Magalhães

    11/06/2026

    VÍDEO: Homem é detido após ser flagrado ejaculando em adolescente dentro de metrô em Salvador

    11/06/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Criminosos usam nome de prefeitura baiana para aplicar golpes
    • Ecossistema de pesagem nas propriedades rurais é apresentada na Bahia Farm Show 2026, em Luís Eduardo Magalhães
    • VÍDEO: Homem é detido após ser flagrado ejaculando em adolescente dentro de metrô em Salvador
    • SHOPPINGS DE SALVADOR TERÃO HORÁRIOS ESPECIAIS DURANTE JOGOS DO BRASIL NA COPA DO MUNDO; CONFIRA
    • Governo da Bahia promove Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas e fortalece o São João na capital e no interior do estado
    • Agricultura familiar da Bahia inicia participação na Naturaltech e Biofach com foco em novos mercados e negócios
    • Novos investimentos vão levar melhorias no abastecimento para zona rural de Serra Preta | SECOM
    • Preço da Hora Bahia mostra onde comprar mais barato o presente do Dia dos Namorados
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Justiça»Inquérito policial investiga suspeita de fraude em sindicato ligado à presidência da Fecomércio-BA
    Justiça

    Inquérito policial investiga suspeita de fraude em sindicato ligado à presidência da Fecomércio-BA

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO26/11/20253 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    IMG 20251126 WA1664
    Foto: Reprodução Redes Sociais
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp

    A Polícia Civil da Bahia, por meio da 16ª DP, instaurou na segunda-feira (24) inquérito policial a partir de uma notícia-crime protocolada, na qual três funcionárias do gabinete da presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) são suspeitas de envolvimento em uma fraude ocorrida no processo eleitoral do Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos, Vestuários e Armarinhos de Salvador/BA (SINDTAV), que tem como presidente um diretor da Fecomércio, José Loyola de Andrade Neto.

    Segundo o inquérito, a ata de eleição da diretoria da entidade, datada de 07 de dezembro de 2021, contém indícios de montagem fraudulenta, pois constam, pelo menos, duas empresas que, supostamente, participaram da eleição, votaram naquele dia, mas só foram constituídas tempos depois, em 2022 e 2023. São elas a Ecoloy Soluções para Resíduos Têxteis Inova Simples e a Dumar Soluções, Tecnologia e Inovação Ltda. constituídas em 10/03/2022 e em 27/10/2023, respectivamente.

    Outro fato que chama atenção é que, embora conste da ata que a eleição da diretoria do SINDTAV ocorreu em 07/12/2021, somente foi levada a registro em abril deste ano, mais de três anos após a data da suposta eleição. Durante esse período, a entidade não votou na Reunião Extraordinária do Conselho de Representantes da Fecomércio-BA, realizada em dezembro de 2024, justamente por não ter apresentado, até aquele momento, a documentação referente ao seu processo eleitoral.

    Outro agravante é que a mesa eleitoral desse pleito teria sido composta por funcionárias da Fecomércio-BA, vinculadas diretamente à atual gestão da Federação. Assinaram a ata Jacqueline da Silva Dória, como presidente da mesa eleitoral e Cláudia Andrade Moura e Marta Lima Lobo, como mesárias. A primeira é secretária da presidência da Fecomércio-BA, a segunda é secretária da diretoria e a terceira é secretária do superintendente Nelson Dahia Filho.

    Segundo a notícia-crime protocolada, “dificilmente comporiam mesa eleitoral e/ou assinariam ata de eleição de sindicato diverso sem a ordem, autorização ou, no mínimo, a ciência dos seus superiores. Diante desse contexto, são fortes os indícios de que a fraude no processo eleitoral do SINDTAV, mediante a montagem da Ata de Eleição de sua Diretoria, tenha se dado com a suposta conivência, participação ou auxílio da atual gestão da Fecomércio-BA.”

    A notícia-crime, que deu origem ao inquérito, foi feita por um ex-funcionário da Fecomércio, Plínio Luís Queiroz De Moraes Júnior, que trabalhou durante 38 anos (1985 a 2023) tendo iniciado como auxiliar administrativo da presidência e desempenhado diversas funções ao longo do tempo.

    Fecomércio-BA – Entidade composta por um total de 35 (trinta e cinco) entidades sindicais, desempenha importante função para o desenvolvimento social e econômico do Estado da Bahia, pois é responsável pela administração regional do Serviço Social do Comércio (SESC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

    Fecomércio FRAUDE investigação sindicato suspeita
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorCom três jogadores no DM, Bahia faz penúltimo treino para enfrentar o Juventude
    Próximo artigo Flamengo embarca para final da Libertadores com festa da torcida
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Criminosos usam nome de prefeitura baiana para aplicar golpes

    11/06/2026 Denúncia Por REDAÇÃO

    Ecossistema de pesagem nas propriedades rurais é apresentada na Bahia Farm Show 2026, em Luís Eduardo Magalhães

    11/06/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    VÍDEO: Homem é detido após ser flagrado ejaculando em adolescente dentro de metrô em Salvador

    11/06/2026 Salvador Por REDAÇÃO

    Governo da Bahia promove Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas e fortalece o São João na capital e no interior do estado

    11/06/2026 Eventos Por REDAÇÃO

    Agricultura familiar da Bahia inicia participação na Naturaltech e Biofach com foco em novos mercados e negócios

    11/06/2026 Agricultura Por REDAÇÃO

    Novos investimentos vão levar melhorias no abastecimento para zona rural de Serra Preta | SECOM

    11/06/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Saltos ornamentais: Ingrid Oliveira fatura vaga para o Brasil em Paris

    19/07/2023

    Copa do Mundo feminina começa com favoritismo compartilhado

    19/07/2023

    Petrúcio é tricampeão e Jerusa leva 2º ouro em último dia do Mundial

    19/07/2023
    Não perca
    Denúncia

    Criminosos usam nome de prefeitura baiana para aplicar golpes

    Por REDAÇÃO11/06/2026

    A Prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, emitiu um alerta nesta quinta-feira…

    Ecossistema de pesagem nas propriedades rurais é apresentada na Bahia Farm Show 2026, em Luís Eduardo Magalhães

    11/06/2026

    VÍDEO: Homem é detido após ser flagrado ejaculando em adolescente dentro de metrô em Salvador

    11/06/2026

    SHOPPINGS DE SALVADOR TERÃO HORÁRIOS ESPECIAIS DURANTE JOGOS DO BRASIL NA COPA DO MUNDO; CONFIRA

    11/06/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Saltos ornamentais: Ingrid Oliveira fatura vaga para o Brasil em Paris

    19/07/2023

    Copa do Mundo feminina começa com favoritismo compartilhado

    19/07/2023

    Petrúcio é tricampeão e Jerusa leva 2º ouro em último dia do Mundial

    19/07/2023
    Nossas escolhas

    G7: Lula vai cobrar ajuda ao desenvolvimento e nova governança global

    11/06/2026

    Estudante de Santo Antônio de Jesus conquista medalha de prata em feira internacional de ciência, na Turquia

    09/06/2026

    Em meio à guerra com os EUA, Irã chega para a Copa do Mundo

    08/06/2026

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.