Home Serviços

HIPNOTERAPIA AJUDA NA RECUPERAÇÃO DE PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA

A técnica é usada como complemento ao tratamento médico para combater a dor e sintomas decorrentes da radio e quimioterapia

Os efeitos colaterais do tratamento do câncer de mama, muitas vezes, interferem de forma direta na parte emocional da paciente, causando dor, angústia, ansiedade, náuseas e fadiga. Porém existem métodos terapêuticos que podem auxiliar no combate a esses sintomas, fazendo com que o processo seja menos traumático para a paciente.

Uma dessas técnicas usadas de forma complementar ao tratamento médico tradicional é a hipnoterapia. Por meio da hipnose é possível acionar a produção de substâncias, naturais do corpo humano, que têm ação analgésica e diminuem a dor.

“O diagnóstico do câncer de mama, por si só, já estimula emoções negativas e a hipnose entra como um método alternativo para combater não só a dor, mas também o medo, os sintomas e sentimentos ruins que mexem com a autoestima e interferem no processo de recuperação da paciente durante o tratamento médico”, explica o psicoterapeuta Clebson Ribeiro.

Câncer de Mama
No Brasil, as estimativas de incidência de câncer de mama para o ano de 2019 são de 59.700 casos novos, o que representa 29,5% dos cânceres em mulheres, exceto o câncer de pele não melanoma, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

O tratamento médico varia de acordo com o estágio do câncer. Normalmente envolve quimioterapia, radioterapia e cirurgia.

Para a prevenção, além da alimentação saudável, é recomendado praticar atividade física, manter o peso corporal adequado e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Compartilhe agora: