Início Ação Hemoba estende horário de atendimento durante o carnaval para assistir situações de...

Hemoba estende horário de atendimento durante o carnaval para assistir situações de emergência

Foto: Divulgação

Em um esforço para atender à demanda crescente por doações de sangue durante o período do Carnaval, a Hemoba estará operando em horário especial a partir deste sábado até a quarta-feira de cinzas. A principal necessidade é de doadores dos tipos sanguíneos A+, B+ e todas as tipagens negativas.

De acordo com Luiz Catto, diretor-geral da Hemoba, embora haja uma demanda específica durante o Carnaval, a necessidade de sangue é constante para todos os tipos sanguíneos. “Durante o Carnaval, a demanda por sangue aumenta devido às situações de urgência. Portanto, todos os tipos sanguíneos são importantes para salvar vidas”, destacou o médico hematologista.

Catto ressaltou ainda a importância da doação de plaquetas, um componente crucial do sangue necessário para o controle de sangramentos e para a assistência em casos de urgência e emergência. “Precisamos manter a coleta de plaquetas durante todo o período, pois elas têm uma vida útil de apenas cinco dias”, explicou.

Durante o Carnaval, o Hemocentro Coordenador, localizado na avenida Vasco da Gama em Salvador, e a unidade móvel de coleta (Hemóvel) no Supermercado Assaí em Lauro de Freitas, estarão abertos todos os dias, com exceção do domingo, para atender à demanda das unidades hospitalares da capital e da Região Metropolitana de Salvador.

Na Vasco da Gama, o horário de funcionamento será sábado, segunda e terça-feira, das 7h às 16h30; e quarta-feira (14), das 8h às 18h30. Em Lauro de Freitas, o Hemóvel funcionará no sábado e na quarta-feira, das 8h às 16h, e na segunda e terça-feira, das 8h às 15h30.

Os postos do Hospital Roberto Santos e do Hospital do Subúrbio retomarão as atividades na quarta-feira de cinzas, das 8h30 às 17h. No entanto, as unidades dos hospitais Ana Nery e Santo Antônio (OSID) permanecerão fechadas durante o período de Carnaval.

Os critérios para doação de sangue incluem estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já forem doadores ou tiverem doado sangue alguma vez.

Além disso, é necessário estar alimentado, ter dormido no mínimo seis horas e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. A ingestão de alimentos gordurosos nas últimas quatro horas também não é recomendada.

Ao comparecer para doação, os voluntários devem apresentar um documento oficial com foto e passar por uma triagem para avaliação das condições de saúde antes de realizar o procedimento..

Compartilhe agora: