Início Bahia

Governo amplia atendimento do novo RG a partir de 1º de agosto em Salvador e RMS

Reprodução/ Agência Brasil

O SAC e o Instituto de Identificação Pedro Mello iniciarão, a partir de 1º de agosto, a expansão do atendimento para a emissão da nova Carteira de Identificação Nacional (CIN). A primeira fase do projeto contemplará cinco postos na capital baiana e dois na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Os postos de atendimento são SAC Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia, Comércio e Uruguai, em Salvador; e Camaçari e Lauro de Freitas, na RMS.

Em 8 de agosto, a expansão continuará em mais seis postos: SAC Cajazeiras, Liberdade, Pau da Lima e Periperi, na capital; e também em Candeias e Simões Filho (Shopping Multicenter Empresarial), na RMS. No interior do estado, o atendimento será ampliado a partir de 15 de agosto nos postos SAC Feira I e II, Conquista I e II, Ilhéus, Irecê, Itabuna e Barreiras.

Para viabilizar a expansão, a Rede SAC suspenderá o atendimento nos sete postos que passarão a oferecer o novo RG entre os dias 29 e 31 de agosto. Os postos afetados pela suspensão são: SAC Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia, Comércio e Uruguai (Outlet Center), em Salvador; e Camaçari (Boulevard Shopping) e Lauro de Freitas (Parque Shopping Bahia), na RMS. No entanto, a entrega do RG antigo seguirá normalmente nesses dias, sendo necessário apenas apresentar o protocolo na unidade correspondente.

O agendamento para emissão da nova CIN deve ser feito através do aplicativo ou do portal GOVBA (www.ba.gov.br) nos postos que disponibilizam o serviço. A primeira via do documento é gratuita e utilizará o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação.

Para emitir a nova CIN, os cidadãos precisam apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original, cópia autenticada ou em formato eletrônico). Caso a certidão original esteja plastificada, é necessário também levar uma cópia.

A nova CIN permitirá a inclusão de outros números de documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Também poderão ser adicionadas informações sobre condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual, mediante a apresentação de atestados ou relatórios médicos. Informações como tipo sanguíneo, fator RH (com exame laboratorial) e opção por ser doador de órgãos também poderão ser incluídas.

Compartilhe agora: