Início Bahia

Fuzuê acontece em Salvador depois de dois anos com resgate dos antigos carnavais

Bruno Concha/Secom

Neste sábado (11), o circuito Orlando Tapajós, que compreende trecho do Largo do Camarão, no bairro de Ondina, ao Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos da Capital baiana, ficou marcado por um grande “Fuzuê”, na abertura do calendário do pré-carnaval de Salvador. O local foi invadido pelo clima de antigos carnavais, com foliões fantasiados, além de charangas, marchinhas e grupos culturais.

Os termômetros marcavam 30 graus, temperatura típica do verão baiano, quando os primeiros foliões e atrativos começaram a chegar. A festa começou por volta das 14h. E os mais adiantados estavam a bordo de bicicletas, para curtir e levar um recado para a sociedade.

“Nós viemos de bike com o objetivo de divulgar essa prática. É uma forma de ajudar o meio ambiente e curtir o carnaval”, disse a coordenadora do projeto Salvador Vai de Bike, Liana Oliva. Outras pessoas aproveitaram a oportunidade para alertar sobre os riscos que os ciclistas enfrentam no trânsito.

Uma das pessoas que participaram do “Fuzuê de bike” foi Lucas Vinicius, de 26 anos, que aprendeu a andar de bicicleta em 2021 e se apaixonou tanto, que pintou o rosto com maquiagem de palhaço e foi curtir o pré-carnaval com dois amigos, todos a bordo da “magrela”.

Por causa do calor, muita gente foi para o circuito com o mínimo possível de roupas, com biquinis e maiôs. Mas, surpreendentemente, o tempo virou, e o forte sol deu lugar a um céu encoberto de nuvens. densas. Ainda choveu fraco, mas nada que atrapalhasse a curtição.

O casal Marcos Gomes e Gildete Rodrigues desembarcou neste sábado (11) no Aeroporto de Salvador e não perdeu tempo: levou o neto Gabriel Moraes para brincar no Fuzuê. “Estávamos em Fernando de Noronha e agora é a vez de curtirmos o carnaval de Salvador. Nos contaram que hoje é mais tranquilo e por isso já trouxemos ele para brincar”, disse Marcos Gomes, abraçado ao menino, fantasiado de Minion.

Crianças e adultos abusaram da criatividade nas fantasias. Os amigos Lúcia Maria, Josenias Santos e Felipe Barbosa decidiram brincar como Smurfet e os Smurfs Costureiro e Zangado. “Estou sentindo um clima legal, de alegria e com muita segurança. Estou gostando bastante”, disse Lúcia Maria.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, que montou um esquema especial de segurança para o evento, não foram registrados crimes graves no circuito Orlando Tapajós, neste sábado. Um foragido da Justiça foi preso na Barra, por meio do sistema de reconhecimento facial.

Uma das 42 entidades participantes do Fuzuê é a Escola de Samba Unidos de Itapuã, que pela terceira vez marca presença no evento. O diretor da agremiação, Paulo Roberto, contou que a emoção é grande para a retomada da folia em Salvador.

Eles passaram meses se preparando para o desfile, cujo roteiro resgata o samba das décadas de 1950 e 1960 para o percurso. “Todos que estão aqui são moradores, ensaiaram e agora estão curtindo o momento”, afirmou Paulo Roberto.

O pré-carnaval oficial de Salvador, com desfiles no Circuito Orlando Tapajós, tem ainda no domingo (12) o Furdunço, com 53 atrações, e na terça-feira (14) o Pipoco, com Léo Santana puxando um trio sem cordas para o folião pipoca.

Compartilhe agora: