Início notícias

Fazendeiros são presos por morte de indígena e tentativa de homicídio contra Cacique

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Dois fazendeiros foram presos em flagrante suspeitos de matar a tiros uma indígena da etnia pataxó e da tentativa de homicídio contra um cacique neste domingo (21), na Terra Indígena Caramuru-Catarina Paraguassu, na zona rural do município de Potiraguá, no sudoeste do estado.

A ação, desencadeada pelo grupo denominado Movimento Invasão Zero, resultou em ferimentos, incluindo uma mulher com o braço quebrado. O Ministério dos Povos Indígenas (MPI) anunciou o envio de uma comissão, liderada pela ministra Sonia Guajajara, ao local nesta segunda-feira (22).

A disputa de terras entre indígenas e fazendeiros é apontada como a causa do conflito. Segundo informações do MPI, cerca de 200 ruralistas da região se mobilizaram por meio de um aplicativo de mensagens, convocando fazendeiros e comerciantes para retomar, sem decisão judicial, a posse da Fazenda Inhuma, ocupada por indígenas no sábado (20). O grupo cercou a área com dezenas de veículos.

Além dos fazendeiros detidos, um indígena portando uma arma artesanal também foi preso. A Polícia Militar informou que um ruralista foi ferido com uma flecha no braço, mas está em condição estável. Quatro armas de fogo apreendidas foram encaminhadas ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).

O caso está sendo investigado pela delegacia de Itapetinga e acompanhado pela Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste-Sul). A Secretaria da Segurança Pública determinou o reforço do patrulhamento ostensivo na região por tempo indeterminado.

Compartilhe agora: