Início Cultura

Espaço Cultural da Barroquinha é reinaugurado com extensa programação; veja detalhes

O reabertura acontece nesta quarta-feira (20) - Foto: Jefferson Peixoto

A Fundação Gregório de Mattos (FGM) anuncia a reabertura do Espaço Cultural da Barroquinha, no entorno da Praça Castro Alves, em meio à programação do Festival da Primavera. O espaço será reaberto nesta quarta-feira (20).

Marcada para às 18h30, a reabertura do Espaço Cultural da Barroquinha será celebrada, conjunto de ações e atividades artístico-culturais que integrarão a programação. Para conduzir esse evento especial, a FGM traz o mestre de cerimônia Koanza.

No mesmo dia, será reaberta a exposição “Orixás da Bahia”, um marco cultural que celebra a riqueza e a profundidade da religiosidade afro-brasileira. A exposição desempenha um papel importante na preservação e disseminação das tradições.

Para o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, “a reinauguração do Espaço Cultural da Barroquinha se torna o epicentro de uma série de atividades que celebram a cultura e história Convidamos todos a participarem desses momento”, disse.

Confira a programação

Nos dias 22 e 23, acontecem três apresentações especiais do espetáculo “Resistência Cabocla”, com o Bando de Teatro Olodum. O espetáculo, dirigido por Daniel Arcades, é uma oportunidade de honrar a coragem de nossos ancestrais. A entrada é gratuita.

No dia 24, às 16h, o ritmo toma conta do Espaço Cultural da Barroquinha com “Sibí Dúdú – Roda de Samba”. Esta apresentação reúne grupos soteropolitanos como Mãos no Couro, Gira D’elas e Geo da Viola, em uma celebração da cultura preta.

No dia 26, às 17h, acontece mais uma edição do “PATRIMÔNIO É…”, roda de conversa sobre o patrimônio cultural da cidade, com o tema “O Candomblé da Barroquinha e suas Matriarcas”. Esta ação de educação patrimonial, integrante do programa Salvador Memória Viva da Fundação Gregório de Mattos.

Já no dia 27 de setembro, às 17h, o “Cine Cafezinho” apresenta os produtos audiovisuais contemplados pelo Prêmio Jaime Sodré, incluindo a masterclass “A Origem dos Cafezinhos” e o documentário “A Pessoa por Trás do Carrinho de Café”.

Nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, das 10h às 17h, o Projeto Ocupação Sound System – Arte Urbana na Comunidade oferece formação, intercâmbio e circulação para jovens do grafite e do sound system. Este evento também é gratuito.

Compartilhe agora: