Início ENEM

ENEM 2019: 7 dicas para se destacar na hora da redação

Milhões de estudantes se preparam para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo, 3/11. Francislaine Maciel, gerente de Produtos Pedagógicos do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), destaca 7 dicas essenciais para uma redação nota mil. O conteúdo faz parte do e-book especial, repleto de orientações para quem pretende se sair bem nas provas. Para acessar o material completo, entre no site cebrac.com.br/enem2019.

Estude o formato da redação:

A redação cobrada no ENEM utiliza o formato dissertativo-argumentativo e deve ser dividida em 3 partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Para se dar bem, é preciso expor argumentos sobre o tema e desenvolver uma conclusão que solucione o problema apresentado.

Aprenda a ler gráficos e tabelas: Os textos de apoio para a redação podem possuir gráficos e/ou tabelas. É importante saber fazer a leitura deles para extrair o máximo de informações possíveis.

Conte as linhas: Para se manter na quantidade de linhas exigida na redação, é preciso estar atento ao desenvolvimento do seu texto.Conforme for escrevendo, vá acompanhando a quantidade de linhas já utilizadas. Lembre-se de que é preciso conter, no mínimo, 3 parágrafos para que seja cumprida as etapas do tipo textual dissertativo-argumentativo.

Tenha cuidado com o tamanho da LETRA: A redação deve ser escrita em, no máximo, 30 linhas, portanto cuide para que a letra não fique muito grande, assim, todas as ideias caberão dentro do limite de linhas. Letras muito pequenas também não são indicadas. É imprescindível que a letra fique legível para os avaliadores.

Está com dúvida de como a palavra se escreve? Então, troque a palavra por um sinônimo! Evitar os erros na redação é muito importante, pois erros são passíveis a anulação do texto. Certifique-se de escolher palavras que conheça e de saber como escrevê-las.

Não fuja do tema: Fugir do tema na redação do ENEM configura um dos motivos de anulação da prova. Portanto, o indicado é ler os textos de apoio para poder analisar as ideias a serem trabalhadas, antes mesmo de iniciá-la. O ideal é você criar um esboço para ter uma visão do que vai tratar, quais ideias vai defender e como isso vai ser distribuído nas três partes exigidas pelo tipo textual em vigor.

Pratique a redação! Leia muito sobre os temas que estão em alta. Escreva redações de diversos temas para que possa desenvolver suas habilidades de escrita e conteúdos. Leia a mesma redação diversas vezes e vá corrigindo os erros encontrados.

Compartilhe agora: