Início CARNAVAL 2024 Elevador Lacerda transporta 11,3 mil passageiros no segundo dia de Carnaval

Elevador Lacerda transporta 11,3 mil passageiros no segundo dia de Carnaval

Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Equipamento importante de mobilidade urbana que liga a Cidade Alta à Cidade Baixa, o Elevador Lacerda transportou 11.358 mil passageiros na sexta-feira (9), segundo dia do Carnaval de Salvador, conforme dados da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). O modal de transporte funciona desde o início da folia em regime 24h, com tarifa gratuita, e segue na operação especial até a terça (13).

Neste sábado (10), a movimentação de passageiros, incluindo baianos e turistas, começou cedo. A estudante baiana Beatriz Queiroz, 26 anos, nunca tinha utilizado o equipamento que, além de ser mais uma opção de mobilidade, é também cartão-postal da cidade.

Depois de passear pelo Mercado Modelo, ela resolveu usar o ascensor para ter acesso à Cidade Alta, onde iria curtir o Carnaval do Centro Histórico. “Parece até brincadeira uma baiana que não conhece o elevador. Irei subir hoje pela primeira vez”, disse enquanto aguardava para entrar na cabine.

Logo atrás da baiana, o turista de Santa Catarina, Marcelo Cruz, 46 anos, também esperava para utilizar o equipamento e ter acesso à Rua Chile, onde está hospedado.

“Venho todo ano para o Carnaval de Salvador e sempre uso o elevador. Acho um equipamento maravilhoso, principalmente para nós que somos visitantes e gostamos mesmo de caminhar e conhecer os quatros cantos da cidade. Dessa vez, me hospedei bem no Centro da cidade para fazer os passeios a pé e ficar bem pertinho dos circuitos e também dos pontos turísticos”, comentou.

Para o titular da Semob, Fabrizzio Muller, os números de passageiros transportados mostram que, além de ponto turístico, o Elevador Lacerda é um meio essencial para suporte e locomoção dos pedestres durante a folia.

“Esse é um modal que, além de turístico, ajuda na mobilidade de quem precisa trabalhar e se deslocar na região do Centro. Mesmo com a reforma que estamos fazendo nele, não medimos esforços para garantir o deslocamento dos usuários”, afirma.

O carioca de Niterói, Fabiano Cardoso, 42 anos, vem à capital baiana três vezes por ano e sempre utiliza o Elevador Lacerda. Em companhia da namorada que está estreando no Carnaval de Salvador, ele fez questão de apresentar o circuito da folia e alguns pontos turísticos. “O Elevador não poderia ficar de fora”, disse.

Além dos 11.358 mil passageiros que utilizaram o Elevador Lacerda, na sexta-feira quase 5 mil pessoas passaram pelo Plano Inclinado Liberdade-Calçada e mais 6,8 mil pessoas foram conduzidas em táxis e mototáxis.

Compartilhe agora: