Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Homens trocam socos dentro do metrô de Salvador e assustam passageiros (VÍDEO)

    12/06/2026

    BR-324 tem trecho interditado após carreta quebrar em Simões Filho

    12/06/2026

    Curso técnico de Enfermagem gratuito abre 35 bolsas integrais em Salvador

    12/06/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Homens trocam socos dentro do metrô de Salvador e assustam passageiros (VÍDEO)
    • BR-324 tem trecho interditado após carreta quebrar em Simões Filho
    • Curso técnico de Enfermagem gratuito abre 35 bolsas integrais em Salvador
    • Concurso Lentes Livres tem inscrições prorrogadas até 10 de julho
    • Projeto Direitos Humanos em Eventos Populares promove ação na Nova Rodoviária de Salvador
    • Investimentos de mais de R$ 1,7 bilhão do Estado fortalecem municípios e ampliam a qualidade de vida dos baianos
    • Copa 2026 terá confrontos dos grupos B e D nesta sexta-feira
    • Salários diminuem pobreza em 22 regiões metropolitanas
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Últimas notícias»Dia do Bibliotecário é celebrado com estímulo à leitura na rede estadual de ensino | SECOM
    Últimas notícias

    Dia do Bibliotecário é celebrado com estímulo à leitura na rede estadual de ensino | SECOM

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO16/05/20253 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    O Dia do Bibliotecário é comemorado no dia 12 de março e a importância desse profissional vai além de manter uma biblioteca organizada. Cabe a ele incentivar o hábito da leitura de forma prazerosa e auxiliar os estudantes na busca por mais conhecimento, seja por meio de pesquisas em variadas fontes informacionais ou através da realização de atividades lúdicas. A rede estadual de ensino conta, atualmente, com 714 bibliotecas equipadas com uma variedade de livros de diferentes gêneros literários, revistas, obras pedagógicas e técnicas, materiais de referência e conteúdos digitais.

     

    Um dessas profissionais é Rita de Cássia Rocha, que há quatro vem estimulando o prazer pela leitura entre os estudantes no Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, em Salvador. “Eu considero todos os bibliotecários como socioeducadores, pois fazemos com que os alunos aprendam a ter mais disciplina e se comportem melhor em uma biblioteca. Em paralelo às pesquisas que os professores passam, desenvolvo atividades como oficinas de libras e artesanato, além de dinâmicas de grupo, debates e rodas de leitura, que fazem com que eles se desenvolvam ainda mais”, comentou. 

     

    Para a estudante Raissa Conceição, 17, 2º ano, o trabalho desenvolvido por Rita transformou a sua vida. “Eu não gostava de ler e passei a ter prazer pela leitura através do incentivo dela. Hoje, os meus livros favoritos são de romance e poesia. Gosto muito de Rita, pois é uma pessoa que nos acolhe, ensina, aconselha e se preocupa com a gente”, revelou. 

     

    Segundo a coordenadora do Livro e Biblioteca da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Alessandra Santana, o bibliotecário escolar é um profissional indispensável para a escola. “A sua atuação contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo dos alunos, além da formação de leitores autônomos e competentes em informação, oferecendo um atendimento personalizado aos estudantes, levando em consideração as suas necessidades e interesses individuais de leitura e pesquisa escolar, orientando-os a buscar, avaliar e usar a informação de forma crítica e responsável”, disse. 

     

    Alessandra também comentou que o bibliotecário promove o espaço da biblioteca em um centro de convivência para diferentes atividades. Dentre elas, se destacam exposições, clube da leitura, lançamentos de livros, palestras, dinâmicas de escrita e leitura, centro de pesquisa, contação de histórias, bate-papo com autores, saraus, painéis e feiras de troca de livros. Além disso, desenvolve projetos inovadores que utilizam as novas tecnologias e recursos digitais, tornando a biblioteca um espaço dinâmico e atrativo.

     

    A rede estadual possui o Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Sebe) que, dentre os objetivos específicos, visa coordenar, planejar e orientar as unidades escolares quanto à implantação e manutenção de bibliotecas escolares; promover a capacitação de pessoal das bibliotecas escolares para o atendimento aos estudantes; e elaborar a formação da política de formação e desenvolvimento de acervos e o regimento de funcionamento da biblioteca. O Sebe, através da Ação Prática Planejada (APP), vem promovendo a revitalização, modernização e implantação de bibliotecas escolares modernas, aconchegantes e com layouts atraentes.

     



    Fonte: SECOM-BA

    Bibliotecário celebrado dia ensino Estadual estímulo leitura rede Secom
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorDia D da Operação Caminhos Seguros termina com 14 pessoas presas em Salvador e cinco cidades do interior do estado
    Próximo artigo Com entregas em Itaparica, SSP completa 10 inaugurações de unidades policiais em quatro dias
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Homens trocam socos dentro do metrô de Salvador e assustam passageiros (VÍDEO)

    12/06/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    BR-324 tem trecho interditado após carreta quebrar em Simões Filho

    12/06/2026 Trânsito Por REDAÇÃO

    Concurso Lentes Livres tem inscrições prorrogadas até 10 de julho

    12/06/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    Projeto Direitos Humanos em Eventos Populares promove ação na Nova Rodoviária de Salvador

    12/06/2026 Destaque Por REDAÇÃO

    Investimentos de mais de R$ 1,7 bilhão do Estado fortalecem municípios e ampliam a qualidade de vida dos baianos

    12/06/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    Copa 2026 terá confrontos dos grupos B e D nesta sexta-feira

    12/06/2026 Destaque Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Saltos ornamentais: Ingrid Oliveira fatura vaga para o Brasil em Paris

    19/07/2023

    Copa do Mundo feminina começa com favoritismo compartilhado

    19/07/2023

    Petrúcio é tricampeão e Jerusa leva 2º ouro em último dia do Mundial

    19/07/2023
    Não perca
    Últimas notícias

    Homens trocam socos dentro do metrô de Salvador e assustam passageiros (VÍDEO)

    Por REDAÇÃO12/06/2026

    Uma briga dentro do metrô de Salvador chamou a atenção de passageiros na manhã desta…

    BR-324 tem trecho interditado após carreta quebrar em Simões Filho

    12/06/2026

    Curso técnico de Enfermagem gratuito abre 35 bolsas integrais em Salvador

    12/06/2026

    Concurso Lentes Livres tem inscrições prorrogadas até 10 de julho

    12/06/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Saltos ornamentais: Ingrid Oliveira fatura vaga para o Brasil em Paris

    19/07/2023

    Copa do Mundo feminina começa com favoritismo compartilhado

    19/07/2023

    Petrúcio é tricampeão e Jerusa leva 2º ouro em último dia do Mundial

    19/07/2023
    Nossas escolhas

    G7: Lula vai cobrar ajuda ao desenvolvimento e nova governança global

    11/06/2026

    Estudante de Santo Antônio de Jesus conquista medalha de prata em feira internacional de ciência, na Turquia

    09/06/2026

    Em meio à guerra com os EUA, Irã chega para a Copa do Mundo

    08/06/2026

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.