Início Ação Defesa Civil alerta para riscos de chuvas intensas no centro-leste e sul...

Defesa Civil alerta para riscos de chuvas intensas no centro-leste e sul da Bahia

Foto: Reprodução

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais emitiu, nesta segunda (18), através do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um aviso com grau crítico de acumulado de chuva no centro-leste e sul do estado.

De acordo com detalhes do órgão, os acumulados podem chegar a 100mm nos próximos dias, com ameaças de corte de energia elétrica, queda de galhos, enxurradas e alagamentos. Ações estão sendo planejadas para essa previsão.

Também foi comunicado pelo órgão, que entre os dias 22 e 24 de dezembro, há previsão chuva pontuais com menores acumulados previstos. Neste momento, Defesa Civil está reforçando a atenção aos municípios com chuva intensa.

Risco Hidrológico

Segundo Cemaden, na faixa leste, entre Teixeira de Freitas e Salvador, considerando a previsão meteorológica, o risco de ocorrência de eventos hidrológicos de inundação é de nível baixo, pois os principais rios desta região estão dentro da calha.

Entretanto, caso ocorram chuvas em forma de pancadas fortes, com acumulados pontualmente altos, em cidades como Salvador, não se descarta a possibilidade de ocorrência de enxurradas, inundações pontuais dos córregos canalizados.

Compartilhe agora: