Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Hub Salvador celebra dois anos de gestão com expectativa de interiorização das ações

    29/07/2026

    Acelen Acender completa três anos com 768 pessoas beneficiadas e reforça compromisso com as comunidades do entorno

    29/07/2026

    TRE-BA começa a convocar cerca de 140 mil mesários para as Eleições Gerais de 2026

    29/07/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Hub Salvador celebra dois anos de gestão com expectativa de interiorização das ações
    • Acelen Acender completa três anos com 768 pessoas beneficiadas e reforça compromisso com as comunidades do entorno
    • TRE-BA começa a convocar cerca de 140 mil mesários para as Eleições Gerais de 2026
    • Colisão entre caminhão e carreta deixa 9 km de congestionamento na BR-324, em Feira de Santana
    • Bradesco anuncia fechamento de agência na Barra, em Salvador
    • Homem é encontrado morto a tiros em via pública no Barbalho, em Salvador
    • Poste fica inclinado após caminhão atingir fiação no Stiep, em Salvador
    • Lateral é emprestado pelo Bahia ao São Paulo; clube paulista ‘atravessou’ o Inter
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Últimas notícias»Comunidades em GO e AM recebem autodefinição como quilombolas
    Últimas notícias

    Comunidades em GO e AM recebem autodefinição como quilombolas

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO23/08/20254 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    0d7a5302
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    O agricultor Joaquim Moreira, de 86 anos, nascido e criado na comunidade rural de Antinha de Baixo, em Santo Antônio do Descoberto (GO), preparou-se para as emoções que teria nesta sexta-feira (22). ebcebc

    Ele vestiu a camisa de botão azul e tinha na cabeça o chapéu preto para homenagear o momento de receber oficialmente o certificado de autorreconhecimento de comunidade remanescente de quilombo. O documento foi expedido pela Fundação Cultural Palmares, e foi entregue oficialmente no aniversário de 37 anos da entidade, que ocorreu em Brasília. 

    Moreira recebeu o certificado das mãos do presidente da fundação, João Jorge Santos Rodrigues, e da ministra da Cultura, Margareth Menezes. “Eu nasci lá”, disse o agricultor diante das autoridades. 

    Mais de 200 documentos como esse foram expedidos nos últimos dois anos beneficiando comunidades pelo país

    Para a Agência Brasil,  Joaquim Moreira disse que viveu sempre na mesma casa, e que os pais e avós também. Foi com eles que o menino aprendeu a plantar mandioca e arroz, e se encantar com o crescimento do canavial.

    “Antes, crescia mais rápido. Chovia mais. Não faltava água nos córregos lá perto”, relembrou.  

    Primeiro passo

    O certificado é o primeiro passo para que pesquisadores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) possam fazer o estudo antropológico a fim de comprovar as origens do povoamento de comunidade tradicional no território. 

    Como foi expedido em 1º de agosto, os antropólogos do Incra já iniciaram as atividades de coletas de materiais sobre a presença centenária no lugar que antes chamavam de “Antinha dos Pretos”.

    O certificado também garante defesa da comunidade e acesso às políticas públicas por parte dos moradores. No caso dessa região, que tem sido alvo de disputa judicial desde os anos 1940, uma decisão local chegou a retirar 28 famílias em benefício de espólios de outros produtores rurais. 

    Depois, com a certificação da Fundação Palmares, o STF enviou o caso para análise da justiça federal, o que suspendeu a desocupação.

    “Estivemos bem próximos de perder nossa casa. O certificado nos defende”, explica uma das lideranças e descendente quilombola, Willianderson Moreira. 


    Brasília (DF) 22/08/2025 - A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa de cerimônia de celabração de 37 anos da Fundação dos Palmares. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
    Brasília (DF) 22/08/2025 - A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa de cerimônia de celabração de 37 anos da Fundação dos Palmares. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

    A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa de cerimônia de celabração de 37 anos da Fundação dos Palmares. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

    Comunidade urbana

    Além da certificação para Antinha de Baixo, na cidade do entorno do Distrito Federal, o evento de comemoração do aniversário da Fundação Palmares entregou o certificado de autorreconhecimento de quilombola também para a comunidade urbana de Baixa da Xanda, na cidade de Parintins (AM). 

    “Nossa história é do século 19”, disse a aposentada Maria do Carmo Monteverde, de 86 anos, que cantou uma música para homenagear os pais. Foi a família que criou o Boi Garantido. “Eu lembro de tudo. Sou uma raiz desse lugar”, afirmou, ao lado da filha, Magali, de 55 anos. “É uma vitória que preserva a memória dos meus avós, bisavós e tataravós”.

    Pela democracia 

    Presente ao evento de aniversário da Fundação Palmares, o primeiro presidente da entidade, Carlos Alves, de 85 anos, disse que a sociedade viverá a “plenitude democrática quando as diferenças desaparecerem”. Ele recordou que a origem da fundação teve relação com a promulgação da Constituição de 1988. 

    A celebração ainda contou com a presença de embaixadores de nações africanas no Brasil, como o de Camarões, Martin Mbeng. “Essa entidade é uma ponte viva entre o nosso continente e a grande nação de vocês”.

    No evento também foi anunciada uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB) para que exista uma plataforma de documentação para o sistema nacional de documentação de povos quilombolas e de terreiros. Outra ação foi o lançamento de uma cartilha de denúncias sobre conscientização antirracista.

    O presidente da fundação, João Jorge Rodrigues, defendeu que é necessário convencer o Brasil, pessoas pretas e não-pretas, a lutar contra o racismo. “Somos a voz da igualdade e da liberdade”, afirmou.

    Para a ministra Margareth Menezes, as ações de reparação garantem a memória do povo negro. Além disso, ela entende que a valorização das obras culturais produzidas por pessoas negras tem fundamental importância inclusive para a soberania do Brasil.

    “Precisamos fortalecer a salvaguarda dos nossos valores”, disse a ministra.     



    Fonte: EBC

    autodefinição como comunidades quilombolas recebem
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorFestival Cine Inclusão 60+ discute etarismo e envelhecimento
    Próximo artigo Lula quer reforçar o engajamento de países amazônicos na COP30
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Colisão entre caminhão e carreta deixa 9 km de congestionamento na BR-324, em Feira de Santana

    29/07/2026 Acidente Por admin

    Lateral é emprestado pelo Bahia ao São Paulo; clube paulista ‘atravessou’ o Inter

    29/07/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    Universidades tem até sábado para pedir implantação de Cuidoteca

    29/07/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Jazz Livre desta quarta-feira celebra o centenário de Moacir Santos

    29/07/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    “Racismo foi reduzido a chamar alguém de macaco”, critica escritora

    29/07/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Palmeiras perde um de seus principais atacantes antes de encarar o Vitória

    29/07/2026 Futebol Por admin
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Saltos ornamentais: Ingrid Oliveira fatura vaga para o Brasil em Paris

    19/07/2023

    Copa do Mundo feminina começa com favoritismo compartilhado

    19/07/2023

    Petrúcio é tricampeão e Jerusa leva 2º ouro em último dia do Mundial

    19/07/2023
    Não perca
    Tecnologia

    Hub Salvador celebra dois anos de gestão com expectativa de interiorização das ações

    Por ROSY SILVA29/07/2026

    Um dos principais ambientes de inovação do Nordeste, o Hub Salvador celebrou nesta terça-feira (28),…

    Acelen Acender completa três anos com 768 pessoas beneficiadas e reforça compromisso com as comunidades do entorno

    29/07/2026

    TRE-BA começa a convocar cerca de 140 mil mesários para as Eleições Gerais de 2026

    29/07/2026

    Colisão entre caminhão e carreta deixa 9 km de congestionamento na BR-324, em Feira de Santana

    29/07/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Saltos ornamentais: Ingrid Oliveira fatura vaga para o Brasil em Paris

    19/07/2023

    Copa do Mundo feminina começa com favoritismo compartilhado

    19/07/2023

    Petrúcio é tricampeão e Jerusa leva 2º ouro em último dia do Mundial

    19/07/2023
    Nossas escolhas

    Brasil aciona OMC contra tarifas impostas pelos Estados Unidos

    28/07/2026

    Fachin repudia fala de Milei contra Moraes e reafirma autonomia do STF

    26/07/2026

    Brasil nega visto para funcionários dos EUA que queriam monitorar urnas

    25/07/2026

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.