Home Bahia

Com o Plano Municipal de Educação Antirracista, Cachoeira está na final do Prêmio Espírito Público

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cachoeira, através da Secretaria de Educação, está concorrendo ao Prêmio Espírito Público, de abrangência nacional, com a iniciativa do Plano Municipal de Educação Antirracista. A votação está aberta através do link: https://premioespiritopublico.org.br/votacao-popular-2022/ e vai até 31 de outubro. O Prêmio Espírito Público é um projeto da Parceria Vamos – formada pela Fundação Lemann, Instituto humanize e República.org.

O Plano Municipal de Educação Antirracista foi inspirado na Lei nº 10.639/03, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da presença da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”. Ele será aplicado de forma transversal no currículo da Rede Municipal de Ensino.

O secretário de Educação, Roberto Franco, afirmou que Cachoeira é o primeiro município do Brasil a lançar o Plano Municipal de Educação Antiracista. “Desde 2021 estamos promovendo ações voltadas para o enfrentamento ao racismo e para promoção da equidade racial. Em 2022 realizamos formação de professores e projetos para a educação antirracista. Nosso objetivo principal é promover a equidade racial, através da educação formal no município de Cachoeira.”, disse.

“É muito importante que a nossa população se engaje e vote para que o nosso município ganhe o prêmio que vai fortalecer ainda mais o nosso trabalho por uma educação de qualidade para todos. Temos ainda como meta criar caminhos para o protagonismo dos estudantes negros e fortalecer as identidades negras e quilombolas. Estamos concorrendo na final com o Ministério da Saúde e com o Detran do Distrito Federal, portanto, já somos vitoriosos naturalmente, deixamos muitos outros concorrentes para trás”, disse Roberto Franco.

A prefeita Eliana Gonzaga (Republicanos) reforça o pedido do secretário de Educação para que os cachoeiranos e baianos votem em massa. “A nossa prioridade é uma educação com equidade. A educação é um direito prioritário de todos, assegurado pela Constituição Federal, independente de raça, orientação sexual, religião ou qualquer outra diferença. Por isto, este Plano Municipal de Educação Antirracista é fundamental para Cachoeira, uma cidade majoritariamente negra e de cultura afrodescendente potente”, pontuou.

Em novembro do ano passado foi realizada uma audiência pública, na Câmara Municipal de Cachoeira, para debater sobre a construção do Plano Municipal de Educação Antirracista. E no dia 30 de setembro deste ano, ele foi lançado Espaço da Estação Ferroviária.

Compartilhe agora: