Home Bahia Coleção “Eu Vim da Bahia Mirim” ressalta a poesia e o talento...

Coleção “Eu Vim da Bahia Mirim” ressalta a poesia e o talento do povo baiano e homenageia personagens da Bahia

Os livros são escritos por nomes como Carla Bittencourt, Jane Palma, Mariana Paiva, Renata Rocha e Vania Abreu

Foto: Divulgação

Após o sucesso da aclamada coleção “Eu Vim da Bahia”, surge agora uma edição destinada a atingir uma faixa etária menor: “Eu vim da Bahia Mirim”. Nos livros, o ficcional sobrepõe o biográfico, que é apresentado apenas para fazer as merecidas homenagens. Com um novo projeto gráfico, a coleção coloca a imaginação em primeiro plano, tendo os personagens apenas como uma pequena referência. Realizada pela Caramurê Publicações, a iniciativa conta com patrocínio da Braskem e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado, por meio do Fazcultura.

“Nesta coleção, a ideia foi reforçar o lúdico e o poético para homenagearmos as personalidades da Bahia que escolhemos. No livro Manhã, por exemplo, da autora Carla Pinto Bitencourt, que homenageia Maria Quitéria, a guerreira baiana é representada por uma árvore”, comenta Fernando Oberlaender, editor da Caramurê.

Os outros títulos seguem por esta mesma linha; em A voz da doçura, de Jane Palma, é a voz da sabedoria de Mãe Menininha do Gantois que marcou o coração da menina Jotinha, a personagem principal da trama. No Olho Mágico de Frans, escrito por Renata Rocha, um menino se apaixona pela floresta e tenta protegê-la com arte e criatividade, assim como fez Frans Krajcberg.

Mariana Paiva homenageia a escritora Myriam Fraga com um livro de poemas sobre a artista em A poeta que rimou o mar, da mesma forma que Vânia Abreu inventou um menino que se emocionava com os tons das cores e os tons musicais para homenagear Carlinhos Brown em O menino que ouvia tudo que havia.

Eu vim da Bahia mirim busca conquistar os corações e mentes das crianças com uma abordagem pedagógica, linguagem acessível e ilustrações atraentes. Diferentemente das abordagens biográficas, os livros desta coleção oferecem histórias ficcionais inspiradas em figuras baianas de destaque, com a intenção de despertar nas crianças a valorização da cultura e da contribuição de cada personagem para a sociedade.

O foco é a aprendizagem por meio da imaginação e da diversão. As ilustrações são realizadas por artistas plásticas baianas como Aline Terranova, Carol Feitosa, Dayane Bonfim, Iris Pirajá e Suzane Lopes, tornando cada livro uma obra de arte visualmente cativante.

Sustentabilidade – Uma outra característica dessa coleção é a impressão em Vitopaper, um papel sintético proveniente da reciclagem de plásticos, conferindo um caráter sustentável às publicações, que se tornam mais resistentes e impermeáveis, ideais para crianças fazerem da leitura uma brincadeira em qualquer ambiente. “Essa iniciativa promove a educação por meio do uso sustentável do plástico que, nesse projeto, é transformado em livro, reforçando ainda mais o nosso compromisso com a Economia Circular.” destaca Laís Campos, responsável pelo Marketing e Comunicação Corporativa da Braskem na Bahia.

O lançamento oficial ocorrerá no dia 21 de outubro, no Caramurê – Café, Livros e Arte, às 15h, com a apresentação do espetáculo “Da Bahia Eu Vim”, criado pelo grupo CORRUPIO. Além da coleção de livros, o projeto inclui ações de contação de histórias em escolas e espaços públicos. Os livros da coleção “Eu Vim da Bahia Mirim” estarão disponíveis por R$ 50,00.

O lançamento

O lançamento da coleção contará com a apresentação de um espetáculo criado pelo grupo CORRUPIO chamado “DA BAHIA EU VIM”. Na obra, o Corrupio passeia com sua sonoridade brincante pelo universo da cultura brasileira, em especial da nossa história baiana. Por meio dos ritmos como ijexá, maculelê, samba-chula, samba de roda, samba reggae, xote, crianças e adultos são convidados a brincar e a entrar neste mundo corrupiante de encantamento.

Sobre a Caramurê
A paixão pela leitura, a riqueza da nossa história e o talento dos nossos autores fizeram da Caramurê Publicações uma editora que aposta na cultura local. Trabalhando quase 100% com autores baianos, a Caramurê se consolidou no mercado editorial pela qualidade e design arrojados dos seus livros, como exemplo nas publicações de arte.

Sobre a Braskem
Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os mais de oito mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente a melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 70 países.

Agenda
O quê: Lançamento da Coleção Eu Vim da Bahia Mirim
Quando: 21 de outubro (sábado), às 15h
Apresentação do espetáculo “Da Bahia Eu Vim”, pelo grupo CORRUPIO, às 16h
Onde: Caramurê – Café, Livros e Arte, na DOCA 01, Av. da França, s/n, Comércio.
Valor do livro: R$ 50,00.

Compartilhe agora: