Home Bahia

Bahia mantém equilíbrio fiscal e segue entre os líderes em investimentos

Secretaria da Fazenda do Estado - Foto: Pedro Moares

O secretário da Fazenda, Manoel Vitório, apresentou nesta segunda-feira (17), em uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia, os resultados mais relevantes das contas do Estado em 2022.

Um dos mais importantes indicadores de saúde financeira do setor público, a dívida consolidada líquida do governo baiano manteve a trajetória declinante dos últimos anos e corresponde hoje a apenas 30% da receita corrente líquida.

“O legado dos últimos governos estaduais é de muita seriedade na gestão financeira do Estado, e esta é uma divisa que também foi estabelecida pelo governador Jerônimo Rodrigues ao tomar posse”, afirmou o secretário. 

A Bahia, lembrou Vitório, historicamente tem atuado no sentido de empregar medidas anticíclicas, destinadas a atenuar os reflexos sobre a população da persistente crise econômica brasileira dos últimos anos. 

Ele ressaltou também que o desafio do Estado agora é seguir com as contas em dia diante do “dificílimo cenário econômico brasileiro, agravado pelo desmonte da capacidade de atuação do setor público e pela perda de receitas por estados e municípios”.

Aprimoramento na gestão

No final da audiência, o secretário da Fazenda ressaltou que no atual governo, como no anterior, o Estado continua enfrentando desafios relacionados a um cenário global de dificuldades econômicas, mas a orientação do governador Jerônimo segue sendo a de preservar o equilíbrio das contas e continuar investindo.

Ainda citando iniciativas destinadas a mitigar a difícil situação econômica brasileira. O Secretário ressaltou a importância do programa Bahia Sem Fome, que deverá incluir ações de complementação de renda para famílias baianas em vulnerabilidade.

“O Estado da Bahia seguirá, agora ao lado do presidente Lula, cumprindo a sua parte no sentido de proteger as parcelas mais fragilizadas de sua população e de promover a retomada do desenvolvimento, que trará impactos positivos”, afirmou.

Eficiência financeira

Manoel Vitório citou indicadores que evidenciam o equilíbrio das contas do Estado. Em 2022, a Bahia ficou entre os primeiros no país em investimentos como proporção das receitas, de acordo com estudo divulgado pelo Tesouro Nacional. 

O relatório comparou os valores investidos pelos governos estaduais com suas receitas totais, ao longo do ano de 2022. Ao destinar 19% das receitas para investimentos neste período, o governo baiano obteve o terceiro maior índice do país entre os estados.

O mesmo relatório do Tesouro Nacional mostrou ainda que a Bahia ficou entre os estados mais eficientes em quitar suas despesas e manter suas obrigações financeiras em dia, com apenas 1% de obrigações pendentes.

Compartilhe agora: