Home Coronavírus

Anvisa é aceita em grupo internacional que pode agilizar a certificação das vacinas contra a covid-19

A aceitação pode facilitar o processo de certificação de uma vacina contra a covid-19

Foto: imagem reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), declarou nesta segunda-feira (30), que foi formalmente aceita como membro de uma iniciativa internacional para investigação famacêutica, o PIC/S. A aceitação pode facilitar o processo de certificação de uma vacina contra a covid-19.

O orgão se juntou a outros 53 países-membros, entre eles Estados Unidos, Canadá, Alemanha e França. A agência comunicou em nota que a adesão significa que passa a contar “com o reconhecimento internacional de excelência das inspeções em Boas Práticas de Fabricação de medicamentos e insumos farmacêuticos de uso humano”.

Fazer parte dessa iniciativa, significa que os padrões e praticas da Anvisa passam a ser reconhecidos por outras agências internacionais. Essa condição facilita a troca de informações para agilizar a certificação de medicamentos e imunizantes, como a vacina contra o coronavírus.

“Com a aprovação da Anvisa no PIC/S, outras autoridades podem reconhecer a certificação da vacina quando concedida pela Anvisa , ou seja, facilitar o processo em outros países e também facilita acordos de confidencialidade, bilaterais e multilaterais”, explica a agência.

Também, nessa segunda-feira, a Anvisa comunicou que teve início o processo de inspeção na China, para verificar a boa qualidade de produção da Coronavac, que está sendo desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo.

Eles informaram que o primeiro de dia atividade, já ocorreu. “No primeiro dia de inspeção, a equipe verificou os pontos do Sistema de Gestão da Qualidade Farmacêutica da empresa, como o Gerenciamento de Risco, Gerenciamento de Documentos e Plano Mestre de Validação”.

Além disso, foram verificados os requisitos técnicos dos Bancos Sementes e Celulares (partículas virais e células hospedeiras utilizadas na fabricação da vacina), bem como outra parte da equipe dedicou-se à verificação dos requisitos técnicos aplicáveis aos Procedimentos de Amostragem de Matérias-Primas, Qualificação de Fornecedores, Sistema de Numeração de Lotes e Qualificação de Transporte”, informa a nota. Os trabalhos de inspeção seguem até sexta-feira (4).

Compartilhe agora: