Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Boletim Focus: mercado reduz expectativa de inflação para 5,16%

    13/07/2026

    Salvador abre 700 vagas para operador de telemarketing; saiba como se candidatar

    13/07/2026

    Mudanças no transporte: linhas de ônibus da Cidade Baixa começam a operar com novos trajetos a partir de hoje

    13/07/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Boletim Focus: mercado reduz expectativa de inflação para 5,16%
    • Salvador abre 700 vagas para operador de telemarketing; saiba como se candidatar
    • Mudanças no transporte: linhas de ônibus da Cidade Baixa começam a operar com novos trajetos a partir de hoje
    • Homem mata irmã com machado, fere os pais e morre em confronto com a PM no interior da Bahia
    • Carro atinge traseira de ônibus após motorista dormir ao volante em Salvador
    • Prouni recebe inscrições até este domingo para o 2º semestre de 2026
    • TV: Estreia documentário Manual Básico da Educação Financeira
    • Projeto de música e valorização do mangue conscientiza alunos no Rio
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Últimas notícias»Segunda Comigrar elege 60 propostas para orientar política migratória no Brasil
    Últimas notícias

    Segunda Comigrar elege 60 propostas para orientar política migratória no Brasil

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO29/05/20264 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    Logo
    Foto: Ascom/SJDH
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp

    “Aqui vivo, aqui voto”. Com este reclame, as/os participantes da 2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia (Comigrar), reivindicaram o direito ao voto para migrantes ainda não naturalizadas/os brasileiras/os. A proposta é uma das 60 selecionadas no debate realizado neste fim de semana, em Brasília-DF, sob a coordenação da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o tema “Cidadania em Movimento”. O evento reuniu representantes dos estados, de 8 a 10/11, na Universidade de Brasília (UnB), onde oito delegadas/os, saídas/os da etapa estadual do debate, representaram a Bahia.

    O objetivo da 2ª Comigrar foi eleger 60 propostas entre as priorizadas pelos eixos temáticos para orientar o Governo Federal no planejamento de suas ações e políticas públicas. Os debates foram norteados por seis eixos temáticos: 1 – Igualdade de Tratamento e Acesso a Serviços Públicos; 2 – Inserção Socioeconômica e Promoção do Trabalho Decente; 3 – Interculturalidade e Diversidades; 4 – Governança e Participação Social; 5 – Regularização Migratória e Documental; e 6 – Enfrentamento a Violações de Direitos. A superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos, Trícia Calmon, e a coordenadora da agenda na Bahia, Hildete Emanuele, participaram da 2ª Comigrar na condição de convidadas. Ambas são gestoras na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), órgão responsável pela pauta no estado da Bahia.

    Concursos – As/os delegadas/os escolheram também propostas que tratam do acesso de migrantes e refugiados a concursos públicos; e da implantação de um protocolo nacional de acolhimento e integração de migrantes e refugiados, articulando, em rede, as políticas públicas de assistência social, emprego e renda, saúde, educação e moradia. A 2ª Comigrar foi encerrada com 60 sugestões eleitas entre as 180 formuladas nas etapas estaduais do debate. A próxima etapa é a consolidação da política migratória do Brasil, que vai nortear ações direcionadas ao segmento que, a cada ano, tem ampliado mais significativamente no país.

    De acordo com o anuário “Refúgio em Números”, do MJSP, em 2023, o Brasil recebeu 58.628 solicitações de reconhecimento da condição de refugiado que, somadas àquelas registradas a partir do ano de 2011 (348.067), totalizaram 406.695 solicitações protocoladas desde o início da década anterior. As principais nacionalidades solicitantes no ano passado foram venezuelanas (50,3%), cubanas (19,6%) e angolanas (6,7%). O relatório destaca ainda, a diversidade da origem dos solicitantes no período, quando o Brasil recebeu pedidos de pessoas provenientes de 150 países.

    Conferência Estadual

    A SJDH coordenou a Comissão Organizadora da I Conferência Estadual de Migração (I Comigrar), realizada em abril deste ano, em Salvador. O debate reuniu 225 representações de ONG’s ligadas à agenda, poder público, sociedade civil, universidades e migrantes. Cento e vinte pessoas participaram presencialmente do evento e as demais de forma virtual. Desta etapa, saíram as/os delegadas/os e propostas baianas que vão estar na II Comigrar em Brasília.

    Ao todo, participaram da etapa baiana 71 migrantes de diferentes nacionalidades (Angola, Cabo Verde, Moçambique, Venezuela, Bolívia, Guiné Bissau, Haiti, Nigéria, Ucrânia, Timor Leste, Holanda, Somália, França, Egito, Marrocos, Paquistão e Togo). Eles residem em Salvador, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Camaçari, Conde, São Francisco do Conde, Una, Feira de Santana, Ilhéus, Valença, Simões Filho, Itabuna, Alagoinhas e Barreiras.

    Etapas anteriores à Nacional

    A 2ª Comigrar mobilizou, em suas etapas preliminares, aproximadamente 12 mil pessoas, que participaram em 138 conferências, nas modalidades livre local, livre nacional e estadual, com o objetivo de debater propostas de políticas públicas para as populações migrantes, refugiadas e apátridas. Além de eleger delegadas e delegados, os participantes formularam propostas para serem debatidas na etapa nacional.

    Os eventos foram organizados por governos municipais, estaduais e do Distrito Federal, e por representantes de ministérios, lideranças e coletivos de migrantes, além da sociedade civil. O objetivo foi discutir temas a partir de realidades locais, tendo como escopo orientador os seis eixos temáticos para a escolha das propostas a serem debatidas na etapa nacional.

    Fonte: Ascom/SJDH

    Fonte: SECOM-BA

    Brasil Comigrar elege migratória orientar para Política propostas segunda
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorG20: Lula promete entregar propostas da sociedade a chefes de Estado
    Próximo artigo Baianas de acarajé e de receptivo recebem certificado de capacitação do Governo do Estado
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Boletim Focus: mercado reduz expectativa de inflação para 5,16%

    13/07/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Salvador abre 700 vagas para operador de telemarketing; saiba como se candidatar

    13/07/2026 Emprego Por REDAÇÃO

    Mudanças no transporte: linhas de ônibus da Cidade Baixa começam a operar com novos trajetos a partir de hoje

    13/07/2026 Transporte Por REDAÇÃO

    Prouni recebe inscrições até este domingo para o 2º semestre de 2026

    13/07/2026 Destaque Por REDAÇÃO

    TV: Estreia documentário Manual Básico da Educação Financeira

    13/07/2026 Comunicação Por REDAÇÃO

    Projeto de música e valorização do mangue conscientiza alunos no Rio

    13/07/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Saltos ornamentais: Ingrid Oliveira fatura vaga para o Brasil em Paris

    19/07/2023

    Copa do Mundo feminina começa com favoritismo compartilhado

    19/07/2023

    Petrúcio é tricampeão e Jerusa leva 2º ouro em último dia do Mundial

    19/07/2023
    Não perca
    Últimas notícias

    Boletim Focus: mercado reduz expectativa de inflação para 5,16%

    Por REDAÇÃO13/07/2026

    Pela segunda semana consecutiva, o mercado financeiro reduz a expectativa de inflação no Brasil em 2026. Segundo…

    Salvador abre 700 vagas para operador de telemarketing; saiba como se candidatar

    13/07/2026

    Mudanças no transporte: linhas de ônibus da Cidade Baixa começam a operar com novos trajetos a partir de hoje

    13/07/2026

    Homem mata irmã com machado, fere os pais e morre em confronto com a PM no interior da Bahia

    13/07/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Saltos ornamentais: Ingrid Oliveira fatura vaga para o Brasil em Paris

    19/07/2023

    Copa do Mundo feminina começa com favoritismo compartilhado

    19/07/2023

    Petrúcio é tricampeão e Jerusa leva 2º ouro em último dia do Mundial

    19/07/2023
    Nossas escolhas

    Copa do Mundo 2026: morre jogador Jayden Adams, da África do Sul

    11/07/2026

    Presidente da Venezuela agradece apoio do Brasil

    11/07/2026

    Dólar recua, bolsa cai e petróleo dispara com tensão no Oriente Médio

    08/07/2026

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.