Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Governo da Bahia publica resultado final de seleção de entidades para prestação de assistência técnica e extensão rural | SECOM

    29/01/2026

    TVE transmite Bahia de Feira e Jequié nesta quinta-feira (29) | SECOM

    29/01/2026

    Embasa inspeciona mais de 20 km de redes para a Festa de Iemanjá

    29/01/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Governo da Bahia publica resultado final de seleção de entidades para prestação de assistência técnica e extensão rural | SECOM
    • TVE transmite Bahia de Feira e Jequié nesta quinta-feira (29) | SECOM
    • Embasa inspeciona mais de 20 km de redes para a Festa de Iemanjá
    • Programação de fevereiro: MGB mantém abertura às 10h
    • Setor produtivo reage à manutenção da Selic em 15% ao ano
    • Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9
    • Treinos em grupo na praia devolvem liberdade a pessoas trans no Rio
    • Luto e fome: viúva tenta se reerguer após operação mais letal do Rio
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Últimas notícias»Treinos em grupo na praia devolvem liberdade a pessoas trans no Rio
    Últimas notícias

    Treinos em grupo na praia devolvem liberdade a pessoas trans no Rio

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO29/01/2026Nenhum comentário6 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    deitada
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    De dentro do mar, na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro, a vista pode ser para o Pão de Açúcar, para o Cristo Redentor ou para dentro de si mesma. ebcebc

    “Quando a gente está no mundo, o mundo engole a gente com as microviolências cotidianas. A gente não tem espaço ou tempo para pensar em nós, em quem nós somos”, afirma a estudante de história Maya Alves, de 22 anos.

    “Então, quando a gente vai para o mar, ali, em contato com a natureza, esse resgate é feito”, explicou ela, que, de aluna assídua, acabou se tornando a vice-presidenta do Projeto Aquatrans.

    O Aquatrans oferece aulas de natação em águas abertas para pessoas trans, travestis e não-binárias a preços populares. O projeto surgiu em 2024, pelas mãos do educador físico Marcelo Silva, homem trans, para criar um ambiente seguro para esse público fazer atividade física ao ar livre e também com a intenção de ressignificar espaços da cidade. 

    Atualmente, participam cerca de 120 pessoas, em três níveis: iniciante, intermediário e avançado. Com bom humor, o grupo apelidou as turmas de anêmonas, água-vivas e golfinhos. Em 2026, novas turmas, aos finais de semana, estão com inscrições abertas para quem quiser desfrutar da prática em coletivo.

    >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

    Por terem corpos considerados diferentes do padrão, muitas pessoas não se sentem bem com roupas de banho ou curtas. Há relatos de olhares de desprezo, gestos de discriminação e agressões contra esse grupo. Maya conta que, para uma pessoa trans, a experiência de ir a praia muda com a transição de gênero.

    “Antes da transição, a praia era um território comum para muitos de nós. Depois, esse lugar se torna hostil”, explica a vice-presidenta do projeto.

    Tudo isso se torna mais díficil para quem passa pela disforia, que é um desconforto ou angústia causados pela incompatibilidade entre o gênero e o corpo ao nascer, uma das causas de sofrimento psíquico de muitas pessoas trans.

     


    Rio de janeiro (RJ), 22/01/2026 - Vice-presidenta do Aquatrans Maya Alves começou como aluna. Foto: Aquatrans/Divulgação
    Rio de janeiro (RJ), 22/01/2026 - Vice-presidenta do Aquatrans Maya Alves começou como aluna. Foto: Aquatrans/Divulgação

    Alunos do projeto Aquatrans na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro, por Aquatrans/Divulgação

    Transmaromba

    Em uma cidade de clima quente, como o Rio de Janeiro, sem poder usar roupas mais abertas ou tirar a blusa, homens trans que usam tape ou binder (faixas para comprimir e esconder o peito) acabam evitando a prática de atividade física em espaços públicos.

    Esse é o caso de muitos garotos trans que chegam ao Transmaromba. Bem perto do Aquatrans, um grupo se reúne para fazer musculação em uma academia improvisada com estrutura rústica. Ao ar livre, entre um supino e outro com vista para a paisagem, eles revezam os equipamentos de cimento e ferro, da mesma forma que compartilham conquistas e desafios.

    “Queremos empoderar trans masculinos por meio da atividade física e promoção de saúde mental”, explicou Kayodê Andrade, um dos idealizadores do Transmaromba, em vídeo publicado na rede social da iniciativa. Ele disse que a partir da criação de espaços seguros para pessoas trans, o projeto busca construir uma comunidade inclusiva e acolhedora.

    Pessoas com identidade de gênero diferente do sexo ao nascer há anos lutam por saúde, segurança e respeito, mas nem sempre têm acesso por causa do preconceito. Por isso, para esses grupos, treinar junto, significa acolhimento e bem-estar. 

    A avaliação é do pesquisador e educador físico Leonardo Peçanha, doutorando em saúde coletiva pelo Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz) e integrante do Serviço Identidade Transdiversidade da Policlínica Piquet Carneiro, prestado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

    “No caso do Aquatrans, os homens trans, por exemplo, juntos, se sentem confortáveis para tirar a camisa. Mesmo quem ainda não fez ou não quer fazer uma mastectomia (cirurgia para retirada do peito)”, destacou o pesquisador, que também é um homem trans.

    “Ir à praia, para uma pessoa trans, é uma coisa muito delicada pela exposição”, reforçou. Em coletivo, disse, “há uma inversão, e as pessoas se sentem protegidas e confortáveis”. 

    Segurança na coletividade


    Rio de janeiro (RJ), 22/01/2026 - Vice-presidenta do Aquatrans Maya Alves começou como aluna. Foto: Aquatrans/Divulgação
    Rio de janeiro (RJ), 22/01/2026 - Vice-presidenta do Aquatrans Maya Alves começou como aluna. Foto: Aquatrans/Divulgação

    Alunos do projeto Aquatrans se reúnem na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro. Foto: Aquatrans/Divulgação

    A certeza de estar em um espaço seguro, na avaliação de Peçanha, é o diferencial desses projetos.

    “Além de todos os benefícios da atividade física, há uma certeza de que ninguém vai ser impedido de entrar em certos ambientes [como banheiros] e, se algo acontecer, a pessoa estará perto de outra que vai ajudá-la”, destacou.

    Ele denuncia que são comuns em academias a dificuldade de acesso a banheiros e vestiários e o desrespeito ao nome social.

    Há outro componente que também atrai o grupo: a presença de profissionais de educação física capacitados e atentos.

    “Se o educador físico não estiver atualizado com as demandas dessa comunidade, ele pode passar um treino desconfortável ou que não levará em conta a construção do corpo como essa pessoa quer”.

    Por outro lado, se estiver, proporciona ao aluno alcançar uma aparência “mais masculina ou feminina”, como quiser.

    A possibilidade de estar entre iguais e expandir o ciclo de amizades, incluindo, confraternizações pós-treino, traz de volta pessoas que abandonaram a prática de se exercitar, mas que queriam voltar, caso do Gael Dantas, vendedor, de 30 anos. Ele lutava taekwondo quando era mais jovem, e hoje é aluno do Aquatrans.

    “Ali, é um local de acolhimento e com corpos e vivências como a minha, onde posso relaxar e ser quem eu sou sem estar em vigilância”, conta. “É incrível nadar no mar, uma sensação de liberdade sem fim”.

    Assim, os dois projetos que têm como fundo a Praia do Flamengo desenvolvem mais do que força e injetam autoconfiança. “Os impactos são diretos na minha saúde, vejo até que estou com condicionamento físico melhor”, contou Átila Lino, sushiman, de 29 anos.

    Benefícios para o corpo e a mente

    Esse ganho de autoestima pode ser determinante também no momento da transição, quando há um aumento da ansiedade em função do medo de julgamentos, reforça o psiquiatra Daniel Mori.

    “O período da transição é muito importante, é nesse período que acaba aumentando a ansiedade, o medo de julgamento, há um estresse crônico, mudanças de humor. Então, a gente considera que a atividade física pode ser um pilar e estabilidade entre tantas instabilidades”.

    Além disso, o médico, que é coordenador do Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP), destaca a necessidade de a atividade física ser parte da rotina dessa população.

    “Ajuda a ter uma rotina, melhora o sono e traz regulação emocional”, pontua.

    Mori concordou também que um treino bem conduzido trabalha o corpo para que ele possa ser “habitado”, com menos sofrimento.

    “As atividades em grupo mostram para as pessoas trans e não-binárias que elas não estão a sós. O isolamento, outro fator de sofrimento psíquico”, frisa.

    Pela sua importância no Processo Transexualizador, Peçanha defende que a Educação Física integre o programa em saúde para população trans do Sistema Único de Saúde (SUS). Para passar a valer, o programa precisa de aval do Ministério da Saúde e sua publicação é uma das principais reivindicações da população trans no país.

    Maya, do Aquatrans, analisa que, apesar dos corpos serem diferentes, assim como as vivências, após um dia de aula, a sensação é a única: “é a de que o corpo relaxou, o corpo está à vontade, está livre, com vontade de viver, e assim deve permanecer”.

     


    Rio de janeiro (RJ), 22/01/2026 - Aquatrans reúne alunos trans e travestis em escolinha de natação. Foto: Thales Araújo/Aquatrans
    Rio de janeiro (RJ), 22/01/2026 - Aquatrans reúne alunos trans e travestis em escolinha de natação. Foto: Thales Araújo/Aquatrans

    Aquatrans reúne alunos trans e travestis em escolinha de natação. Foto: Thales Araújo/Aquatrans



    Fonte: EBC

    devolvem grupo liberdade pessoas praia Rio trans treinos
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorLuto e fome: viúva tenta se reerguer após operação mais letal do Rio
    Próximo artigo Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Governo da Bahia publica resultado final de seleção de entidades para prestação de assistência técnica e extensão rural | SECOM

    29/01/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    TVE transmite Bahia de Feira e Jequié nesta quinta-feira (29) | SECOM

    29/01/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Embasa inspeciona mais de 20 km de redes para a Festa de Iemanjá

    29/01/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Programação de fevereiro: MGB mantém abertura às 10h

    29/01/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    Setor produtivo reage à manutenção da Selic em 15% ao ano

    29/01/2026 Destaque Por REDAÇÃO

    Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9

    29/01/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024

    Inscrições para o Prêmio Abapa de Jornalismo 2024 encerram em 20 de setembro

    13/09/2024
    Não perca
    Últimas notícias 0

    Governo da Bahia publica resultado final de seleção de entidades para prestação de assistência técnica e extensão rural | SECOM

    Por REDAÇÃO29/01/2026

    O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Superintendência…

    TVE transmite Bahia de Feira e Jequié nesta quinta-feira (29) | SECOM

    29/01/2026

    Embasa inspeciona mais de 20 km de redes para a Festa de Iemanjá

    29/01/2026

    Programação de fevereiro: MGB mantém abertura às 10h

    29/01/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024

    Inscrições para o Prêmio Abapa de Jornalismo 2024 encerram em 20 de setembro

    13/09/2024
    Nossas escolhas

    Agentes do ICE matam homem durante protesto em Minneapolis, nos EUA

    25/01/2026

    Vini Jr. comanda goleada do Real sobre Mônaco na Liga dos Campeões

    21/01/2026

    Trump confirma convite a Lula para compor conselho sobre Gaza

    21/01/2026

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.