O segundo turno do Brasileirão começou neste último fim de semana e, mesmo com dois jogos a menos na competição, o Bahia permanece na direção correta rumo à Libertadores na próxima temporada. É o que dizem os resultados do time em campo e as probabilidades calculadas por matemáticos.
Após atingir a oitava rodada seguida sem derrota, e vencer o Corinthians fora de casa, o Bahia se reafirmou na quarta posição, aproveitando ainda tropeço do Botafogo, quinto colocado.
Com 33 pontos, quatro a menos do que o Botafogo – ainda à espera do resultado do Mirassol nesta segunda-feira (18) –, o Bahia depende apenas de si para continuar na parte alta da classificação e conseguir um lugar na próxima Libertadores, dessa vez com foco na vaga direta para a fase de grupos.
O que os matemáticos dizem sobre as chances do Bahia?
Com os resultados do fim de semana, o Bahia agora tem 76,4% de chances de confirmar seu lugar na próxima Libertadores, segundo cálculos da UFMG.
Apenas Flamengo (99,4%), Palmeiras (97,7%) e Cruzeiro (88,6%) possuem chances mais altas do que as do Bahia.
Mirassol aparece em quinto lugar entre os times com mais chances de Libertadores (56,5%), enquanto o Botafogo é o sexto (43,7%).
*O cálculo já leva em conta um possível G-8, tal qual nos últimos anos.