Nesta sexta-feira (10), o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou que o Brasil tomará medidas legais para assegurar o cumprimento da legislação nacional, após a Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou que suspenderá a checagem de fatos em suas plataformas. [confira vídeo no final da matéria com pronunciamento do ministro]
De acordo com Rui Costa, o governo, em parceria com as autoridades judiciais, adotará todas as providências necessárias para que a legislação brasileira seja respeitada. Ele destacou a importância de regulamentar as plataformas digitais, ressaltando os potenciais danos que a ausência de controle pode causar à sociedade.
Durante o anúncio, feito ao lado do Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, Costa informou que o Governo Federal irá notificar a Meta para que explique como pretende proteger crianças, adolescentes e adultos brasileiros contra crimes digitais praticados em suas redes.
“Não ficaremos à mercê da barbárie digital”, afirmou o ministro, reforçando que a regulamentação das plataformas digitais é essencial para garantir um ambiente virtual mais seguro e responsável para todos.