Vencer era a finalidade e o Vitória fez até por merecer. Encurralou o Grêmio, sofreu o gol, reagiu, empatou e com apoio mais uma vez da fantástica torcida, criou situações para virar o placar. Não conseguiu. Porém, o empate de 1 a 1 na noite desta quarta-feira (4), no Barradão, garantiu ao Rubro-Negro vaga na Sul-Americana depois de oito anos.
Alerrandro voltou a balançar as redes e empatou com 14 gols na artilharia com Yuri Alberto, do Corinthians. João Pedro marcou para o time gremista.
O Vitória se despede do Barradão com um empate que deixa o time com 46 pontos ganhos e na 11ª colocação do Brasileiro da Série A.
A equipe rubro-negra iniciou o último jogo do ano no santuário com pressão total. Teve chegadas de Alerrandro e Janderson que levaram perigo ao gol do Grêmio.
A pressão não foi transformada em gol. E o Grêmio na segunda vez que foi ao ataque abriu o placar. João Pedro acertou chute rasteiro e marcou. O Vitória ainda respondeu com Mosquito e não empatou.
No segundo tempo, o massacre. O Rubro-Negro jogou praticamente no campo de ataque e pouco sofreu defensivamente. Foram oportunidades atrás de oportunidades e o goleiro Caíque, revelado pelo clube, sobressaiu-se com defesas importantes.
Só não conseguiu evitar o gol de empate. Aos 21 minutos, Lucas Esteves recuperou a bola perdida no ataque, passou para Raúl Cáceres que, por sua vez, alçou na medida para a cabeçada de Alerrandro.
Domingo (8), contra o Flamengo, no Maracanã, às 16 horas (de Brasília), o Vitória fará seu último jogo no Brasileiro da Série A 2024.
Campeonato Brasileiro | Série A
Rodada 37
Vitória 1 X 1 Grêmio
Data: 4-12 | QUA
Local: Estádio Barradão| Salvador – BA
Árbitro: Alexi Gomes Stefano (RJ), auxiliado por Brigida Cirilo Ferreira (AL-FIFA) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
Gols: João Pedro (GRE) aos 36min do 1º tempo e Alerrandro (VIT) aos 21min do 2º tempo
Cartão Amarelo: Thiago Carpini (técnico), Neris (VIT), Reinaldo e Marchesin (GRE)
Público: 26.667 pagantes
Renda: R785.769,00
VITÓRIA: Lucas Arcanjo; Neris, Edu (Carlos Eduardo) e Wagner Leonardo Raúl Cáceres (Willean Lepo), Ricardo Ryller (Machado), Willian Oliveira, Janderson e Lucas Esteves; Alerrandro (Pablo) e Mosquito (Everaldo); Técnico: Thiago Carpini.