Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Bahia tem força máxima contra o Fluminense; veja a provável escalação

    05/02/2026

    MAB encerra Virada Cultural nos Museus com Comédia na Madrugada e folia do Paroano Sai Milhó

    05/02/2026

    Inscrições de projetos voltados para pessoas com deficiência são prorrogadas pela SJDH

    05/02/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Bahia tem força máxima contra o Fluminense; veja a provável escalação
    • MAB encerra Virada Cultural nos Museus com Comédia na Madrugada e folia do Paroano Sai Milhó
    • Inscrições de projetos voltados para pessoas com deficiência são prorrogadas pela SJDH
    • Número de estudantes baianos aprovados no Prouni cresce 28%
    • Governo da Bahia anuncia ações e serviços para o Carnaval 2026 com foco no cuidado com quem trabalha na festa | SECOM
    • BaianaSystem, Timbalada e Psirico estão entre as atrações apoiadas pelo Estado no Carnaval deste ano
    • Divisão de elite da Guarda Municipal do Rio começa a atuar em março
    • Vigitel: 92% das brasileiras entre 50 e 69 anos fizeram mamografia
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Últimas notícias»Vigitel: 92% das brasileiras entre 50 e 69 anos fizeram mamografia
    Últimas notícias

    Vigitel: 92% das brasileiras entre 50 e 69 anos fizeram mamografia

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO05/02/2026Nenhum comentário4 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    0d9a1809
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    A pesquisa do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde divulgado em 28 de janeiro mostrou que a frequência de mulheres entre 50 e 69 anos de idade que fizeram exame de mamografia em algum momento de suas vidas aumentou no período entre 2007 e 2024, variando de 82,8% para 91,9%.ebcebc

    Segundo o levantamento, foram observados aumentos em todas as faixas de idade e níveis de instrução. Em relação às faixas de idade, o maior aumento foi visto nas mulheres com idade entre 60 e 69 anos, variando de 81%, em 2007, a 93,1% em 2024. Quanto ao nível de instrução, o maior aumento foi averiguado entre mulheres sem instrução e fundamental incompleto, variando de 79,1%, em 2007, a 88,6% em 2024.

    Também foi observado que a frequência de mulheres entre 50 e 69 anos de idade que fizeram mamografia nos últimos dois anos aumentou na faixa de 60 a 69 anos, variando de 67,2%, em 2007, a 74,2% em 2024.

    O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que um quarto dos casos de câncer de mama detectados ocorrem na faixa etária de 40 a 49 anos. Ele  reforça a importância da expansão da mamografia para esse público com um esforço do Sistema Único de Saúde (SUS) para o diagnóstico precoce. 

    Nesta quinta-feira (5), é celebrado o Dia da Mamografia.

    Em setembro de 2025, o ministério expandiu a mamografia para mulheres de 40 a 49 anos de idade, mesmo que não apresentem sinais ou sintomas de câncer. Segundo a pasta, mulheres nessa faixa de idade tinham dificuldade com o exame na rede pública de saúde em função da avaliação de histórico familiar ou necessidade de já apresentar sintomas. Mesmo assim, as mamografias no SUS em pacientes com menos de 50 anos representam 30% do total, equivalente a mais de 1 milhão em 2024.

    “Outra medida é a ampliação da faixa etária para rastreamento ativo, quando a mamografia deve ser solicitada de forma preventiva a cada dois anos. A idade limite, que até então era de 69 anos, passará a ser de até 74 anos. Quase 60% dos casos da doença estão concentrados dos 50 aos 74 anos e o envelhecimento é um fator de risco”, explicou o ministério.

    O câncer de mama é o mais comum e o que mais mata mulheres, com 37 mil mortes por ano.

    A publicação Estimativa 2026-2028: Incidência de Câncer no Brasil, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), divulgada nesta quarta-feira (4), no Rio de Janeiro, no Dia Mundial do Câncer, mostrou que o número estimado de casos novos de câncer de mama no Brasil por ano entre 2026 e 2028 é de 78.610.

    De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Rio de Janeiro, Bruno Giordano, milhares de mulheres ainda chegam aos serviços de saúde em fases avançadas da doença, o que compromete o sucesso do tratamento e aumenta o risco de mortalidade.

    Para o médico, esse quadro está diretamente ligado à baixa cobertura da mamografia em parte da população, às dificuldades de acesso à rede de atendimento e ao tempo prolongado entre o exame, a confirmação diagnóstica e o início da terapia, fatores que seguem como entraves históricos no sistema de saúde.

    “A mamografia é o principal exame para detectar o câncer de mama em fases iniciais, muitas vezes antes mesmo do surgimento de qualquer sintoma. Quando conseguimos diagnosticar precocemente, ampliamos de forma significativa as chances de tratamento eficaz e reduzimos a mortalidade”, explica o mastologista.

    Estilo de vida

    Giordano lembra ainda que, além do exame periódico da mamografia, o combate à doença passa também pela adoção de hábitos saudáveis e pela educação em saúde. A prática regular de atividade física, a manutenção do peso adequado, a alimentação equilibrada e a redução do consumo de álcool são medidas associadas à diminuição do risco de desenvolvimento da doença.

    Para o médico, essas ações precisam caminhar junto com políticas públicas que ampliem o acesso à informação e aos serviços de diagnóstico. Ele destaca que, para as mulheres diagnosticadas, é muito importante que lhes seja dado o acesso ao tratamento imediatamente, respeitando a lei dos 60 dias, que garante a todo paciente com neoplasia maligna (câncer) o direito de iniciar o primeiro tratamento (cirurgia, quimioterapia, hormonioterapia ou radioterapia) no SUS em até 60 dias após o diagnóstico.

    O presidente da SBM-RJ ressalta que cada exame realizado representa uma oportunidade concreta de salvar vidas. “Não podemos esquecer que, se diagnosticado precocemente, as chances de cura podem chegar a 95%. Nosso compromisso é ampliar o acesso, reduzir desigualdades e fazer com que a mamografia seja parte da rotina de cuidado das mulheres. Essa é uma responsabilidade coletiva, que envolve gestores, profissionais de saúde e toda a sociedade”.



    Fonte: EBC

    anos brasileiras das entre fizeram mamografia Vigitel
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorAmazônia negra será protagonista no desfile da Mangueira em 2026
    Próximo artigo Divisão de elite da Guarda Municipal do Rio começa a atuar em março
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Bahia tem força máxima contra o Fluminense; veja a provável escalação

    05/02/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    MAB encerra Virada Cultural nos Museus com Comédia na Madrugada e folia do Paroano Sai Milhó

    05/02/2026 Carnaval Por REDAÇÃO

    Inscrições de projetos voltados para pessoas com deficiência são prorrogadas pela SJDH

    05/02/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    Número de estudantes baianos aprovados no Prouni cresce 28%

    05/02/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    Governo da Bahia anuncia ações e serviços para o Carnaval 2026 com foco no cuidado com quem trabalha na festa | SECOM

    05/02/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    BaianaSystem, Timbalada e Psirico estão entre as atrações apoiadas pelo Estado no Carnaval deste ano

    05/02/2026 Carnaval Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Bahia tem força máxima contra o Fluminense; veja a provável escalação

    05/02/2026

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024
    Não perca
    Bahia 0

    Bahia tem força máxima contra o Fluminense; veja a provável escalação

    Por REDAÇÃO05/02/2026

    O Bahia encerrou, na manhã desta quarta-feira (4), a preparação para o confronto contra o…

    MAB encerra Virada Cultural nos Museus com Comédia na Madrugada e folia do Paroano Sai Milhó

    05/02/2026

    Inscrições de projetos voltados para pessoas com deficiência são prorrogadas pela SJDH

    05/02/2026

    Número de estudantes baianos aprovados no Prouni cresce 28%

    05/02/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Bahia tem força máxima contra o Fluminense; veja a provável escalação

    05/02/2026

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024
    Nossas escolhas

    Agentes do ICE matam homem durante protesto em Minneapolis, nos EUA

    25/01/2026

    Vini Jr. comanda goleada do Real sobre Mônaco na Liga dos Campeões

    21/01/2026

    Trump confirma convite a Lula para compor conselho sobre Gaza

    21/01/2026

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.