Início Bahia

Veja a programação da celebração do bicentenário da Independência do Brasil

Foto: Bruno Concha/Secom

A celebração do bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, no próximo domingo (02), conta com uma vasta programação que envolve as cerimônias cívicas e as atividades culturais, com participação da população.

Do oeste, a chama cívica deixa Salvador ao pôr do sol de quinta-feira (29), em direção à Mata de São João, completando o caminho de volta passando por Dias D’Ávila, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho, culminando na chegada a Pirajá.

Já na sexta-feira (30), o ponto de partida ocorre às 7h30, com a saída do Fogo Simbólico. O roteiro vindo do leste sai da cidade de Cachoeira com escalas em Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho.  

Te Deum e Pirajá

 No sábado (1º), pela manhã, acontece a celebração do Te Deum, às 9h, na Igreja da Catedral da Sé, Terreiro de Jesus, com participação do Coral da Basílica do Bonfim, regido pelo maestro Francisco Carlos Rufino.

Pela tarde, em Simões Filho, acontece o encontro dos Fogos Simbólicos do Recôncavo Leste e do Recôncavo Norte. Ainda no mesmo dia, às 16h, acontece a cerimônia cívica da chegada do Fogo Simbólico, no Largo do Pirajá.

A seguir, ocorre a colocação de flores no túmulo do General Labatut pelas autoridades presentes. No final da tarde, tem a apresentação do Cortejo Afro no palco do Largo da Lapinha. Já às 18h, dando início a Ultramaratona, no Parque dos Ventos.

As atividades do sábado contemplam ainda uma apresentação do espetáculo A Resistência Cabocla – Homenagem ao Bicentenário da Independência, no palco montado na Praça 2 de Julho, no Campo Grande.

Filarmônicas

No fim da tarde de domingo, no Campo Grande, ocorre o tradicional Encontro de Filarmônicas. Comandado pelo maestro Fred Dantas, o evento ocorre a partir das 17h30, e terá a participação das filarmônicas da Guarda Municipal.

A partir das 19h, o palco Praça Visconde de Cairu, recebe o Especial Sambaqui, com shows da Baiana System e Lazzo Matumbi, Rachel Reis, Claudia Manzo, Liz Reis, Elivan Conceição, Caboclos de Itaparica, Afrosinfônica e Valdal. 

Demais atividades

A celebração do bicentenário da Independência continua na segunda-feira (3), a partir das 17h, com o espetáculo comandado pelo cantor Gerônimo Santana, no palco do Campo Grande. Em seguida, às 19h, começa o Baile da Independência.

Na terça-feira (4), o palco do Campo Grande recebe o espetáculo Amado Caymmi – homenagem a Jorge Amado e Dorival Caymmi, com Alice Caymmi, Márcia Short, Will Carvalho e Elane Fernandes, a partir das 19h.  

Na quarta-feira (5), o Teatro Gregório de Mattos (TGM) recebe, a partir das 13h, a IV Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador – 200 Anos de Independência. Mais tarde, a partir das 18h, acontece a tradicional Volta da Cabocla.

O Bando de Teatro Olodum vai fazer uma série de apresentações do espetáculo “A Resistência Cabocla”, com a participação de convidados, no Subúrbio 360, em Coutos. A primeira acontece na sexta-feira (7), às 19h, para o público geral.

Está prevista para o dia 25 a entrega do Monumento em Homenagem a Maria Felipa, na Praça Visconde de Cairu, no Comércio, e também o Memorial da Independência, na Lapinha, em data a ser divulgada em breve. 

Compartilhe agora: