Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Homem é baleado dentro de oficina e encontrado morto na Bahia

    12/09/2026

    Hub Salvador impulsiona 10 startups em novo ciclo de aceleração

    12/09/2026

    Vereador e comerciante são presos na Bahia suspeitos de vender caixas d’água doadas pelo Governo Federal

    12/09/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Homem é baleado dentro de oficina e encontrado morto na Bahia
    • Hub Salvador impulsiona 10 startups em novo ciclo de aceleração
    • Vereador e comerciante são presos na Bahia suspeitos de vender caixas d’água doadas pelo Governo Federal
    • Homem agride mulher, tenta fugir, é atropelado e acaba preso em hospital de Feira de Santana
    • TSE barra candidatura de Pablo Marçal e mantém político inelegível até 2032
    • Morre Paulo Angioni, aos 80 anos; ex-diretor do Bahia deixa legado no futebol brasileiro
    • Jovem de 19 anos é detido após avó ser morta a facadas em Salvador
    • Metrô Bahia oferece vagas de emprego em Salvador; veja cargos e como se candidatar
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Últimas notícias»União de Moradores de Paraisópolis critica ação da PM na comunidade
    Últimas notícias

    União de Moradores de Paraisópolis critica ação da PM na comunidade

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO12/07/20256 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    0g0a0145
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    A população da comunidade de Paraisópolis, na zona sul paulistana, já se acostumou com a violência policial. “Ao longo de dois anos isso é normal. Isso nem assusta mais a gente”, disse Janilton Jesus Brandão de Oliveira, mais conhecido como China.ebcebc

    O vice-presidente da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis, em entrevista nesta sexta-feira (11) à reportagem da Agência Brasil, criticou mais uma operação da Polícia Militar na comunidade que terminou com duas mortes e um policial ferido.

    “A verdade é que não podemos falar mais em operação [policial] porque isso já é rotineiro”, afirmou o vice-presidente da associação. “Eles estão executando e estão matando aleatoriamente, só que é aquela história: é a palavra do Estado contra a palavra da população ou de quem perdeu o seu ente. Não é de hoje que o 16 Batalhão [responsável pela região] mata e executa”, afirmou.

    Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a polícia realizou uma operação em Paraisópolis nessa quinta-feira (10) motivada por uma denúncia sobre a presença de homens armados em um ponto de venda de drogas em Paraisópolis. Ao chegarem ao local, os policiais teriam visto quatro homens com mochilas, que fugiram correndo e entraram em uma casa. Nessa residência, três deles foram presos e um deles foi morto pelos policiais.

    Na manhã de hoje, em entrevista à imprensa, a Polícia Militar confirmou que as câmeras corporais dos policiais demonstraram ilegalidade na ação e que o jovem Igor Oliveira de Moraes Santos, de 24 anos, estava rendido quando foi morto pelos agentes policiais. A polícia também negou que a residência onde o jovem foi morto se tratasse de uma casa bomba, como havia sido informado inicialmente pela corporação.


    São Paulo (SP), 11/07/2025 - O coronel da Polícia Militar, Emerson Massera, fala na coletiva de imprensa sobre a ação da PM em Paraisópolis no quartel general da Polícia Militar. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
    São Paulo (SP), 11/07/2025 - O coronel da Polícia Militar, Emerson Massera, fala na coletiva de imprensa sobre a ação da PM em Paraisópolis no quartel general da Polícia Militar. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

    São Paulo (SP), 11/07/2025 – O coronel da Polícia Militar, Emerson Massera, fala na coletiva de imprensa sobre a ação da PM em Paraisópolis no quartel general da Polícia Militar. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil – Rovena Rosa/Agência Brasil

    Segundo o coronel Emerson Massera, porta-voz da Polícia Militar de São Paulo, dois dos policiais envolvidos nessa ação foram presos em flagrante por homicídio doloso (intencional).

    “Visualizamos, pelas câmeras, que os dois policiais que atiraram no Igor o fizeram já com o homem rendido. Por conta disso, a providência tomada foi a prisão em flagrante”, completou. “Não havia nada que justificasse, nesse momento, o disparo por parte da força policial. Em razão disso, os policiais foram presos em flagrante por homicídio doloso”, disse Massera.

    Para o vice-presidente da associação, no entanto, isso só demonstrou que a polícia mentiu durante a realização da operação na comunidade.

    “Tiraram mais uma vida. Foi mais uma mãe enterrando seu filho”, disse.

    “Eles [policiais] soltaram para a imprensa ontem que eles tinham estourado uma casa bomba, que essa casa tinha droga e que o suspeito tinha revidado e, nessa troca de tiro, eles haviam matado o suspeito. A gente sabia que não tinha acontecido isso: os rapazes realmente fugiram porque já tinham passagem pela polícia. Eles correram, entraram numa casa e lá se renderam. Mas a polícia escolheu um deles e o executou. Hoje eles admitiram [que o rapaz estava rendido] por causa da repercussão do caso, senão ia ser mais uma fala da comunidade contra outra fala deles [dos policiais]”, disse China.

    “E ontem foi uma gota d’água, né? Mais uma mentira, os policiais debochando, dando risada, comemorando. Vamos ver se eles vão comemorar agora estando presos”, completou.

    Logo após a morte de Igor, houve protesto dos moradores de Paraisópolis. E, durante o protesto, houve mais uma morte.

    Segundo o porta-voz da PM, essa segunda morte, de um rapaz identificado como Bruno Leite, ocorreu após “uma intensa troca de tiros”. Um policial acabou ferido neste episódio e uma pessoa foi presa em flagrante por ter incendiado um carro.

    “Nós tivemos um sargento da Rota [tropa de elite da PM] que foi baleado no ombro e a munição acabou se alojando na clavícula. Ele está internado. Ele foi socorrido imediatamente ali ao hospital Albert Einstein e agora foi removido para o Hospital das Clínicas. Ele está bem e está fora de perigo, mas a equipe médica está avaliando a necessidade de uma cirurgia nas próximas horas”, informou Massera.

    “Nesse confronto nós tivemos uma pessoa atingida também, que foi o Bruno Leite, e que tinha passagens por tráfico de drogas, furto e roubo e era egresso do sistema prisional. Esse homem morreu em confronto com policiais da Rota”, acrescentou.

    Após mais um episódio violento na comunidade, a União de Moradores informou que deverá se reunir, já na próxima semana, com diversas entidades de direitos humanos para discutir a violência policial.

    “O Estado precisa colocar a polícia dentro da legalidade. Ninguém está dizendo que a polícia não tem que fazer ações ostensivas ou que não tem que fazer operação. Mas ela tem que cumprir a lei. A lei não manda você pegar um suspeito já rendido e executar ele. A lei não manda você pegar uma droga e plantar na casa de uma moradora e aí uma reportagem estampar que essa é uma casa bomba, enquanto a pessoa trabalhadora e dona dessa casa estava em seu serviço. Ninguém tem direito de tirar vida de ninguém”, afirmou China.

    Cancelamento de ação de direitos humanos

    Por causa da violência desses últimos dias, uma ação de direitos humanos que seria desenvolvida neste sábado (12) na comunidade de Paraisópolis precisou ser cancelada. A ação iria reunir órgãos como a Receita Federal, o Ministério da Saúde, Tribunal Regional Eleitoral e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para facilitar a emissão de documentos e vacinar os moradores da localidade.

    “A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, em conjunto com a União dos Moradores de Paraisópolis e o Legado Paraisópolis, informa que, por motivos de força maior, a atividade do programa Direitos em Movimento – Ouvidoria Itinerante, prevista para ocorrer nos dias 12 e 13 de julho, em Paraisópolis, São Paulo, foi cancelada.

    A decisão foi tomada em razão do agravamento do contexto de segurança no território, após a atuação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do 16º Batalhão, que resultou na morte de cidadãos e na prisão de dois policiais militares, além do indiciamento de outros dois agentes”, diz trecho da nota sobre o cancelamento da ação.



    Fonte: EBC

    Ação Comunidade critica moradores Paraisópolis União
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorEquador arranca empate com Uruguai na abertura da Copa América
    Próximo artigo Pessoas com deficiência terão cotas no ensino técnico e superior de SP
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Homem é baleado dentro de oficina e encontrado morto na Bahia

    12/09/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    Hub Salvador impulsiona 10 startups em novo ciclo de aceleração

    12/09/2026 Tecnologia Por REDAÇÃO

    Vereador e comerciante são presos na Bahia suspeitos de vender caixas d’água doadas pelo Governo Federal

    12/09/2026 Bahia Por admin

    Homem agride mulher, tenta fugir, é atropelado e acaba preso em hospital de Feira de Santana

    12/09/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    TSE barra candidatura de Pablo Marçal e mantém político inelegível até 2032

    12/09/2026 Política Por REDAÇÃO

    Jovem de 19 anos é detido após avó ser morta a facadas em Salvador

    12/09/2026 Polícia Por ROSY SILVA
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Saltos ornamentais: Ingrid Oliveira fatura vaga para o Brasil em Paris

    19/07/2023

    Copa do Mundo feminina começa com favoritismo compartilhado

    19/07/2023

    Petrúcio é tricampeão e Jerusa leva 2º ouro em último dia do Mundial

    19/07/2023
    Não perca
    Bahia

    Homem é baleado dentro de oficina e encontrado morto na Bahia

    Por REDAÇÃO12/09/2026

    Um homem de 53 anos foi encontrado morto dentro de uma oficina em Senhor do…

    Hub Salvador impulsiona 10 startups em novo ciclo de aceleração

    12/09/2026

    Vereador e comerciante são presos na Bahia suspeitos de vender caixas d’água doadas pelo Governo Federal

    12/09/2026

    Homem agride mulher, tenta fugir, é atropelado e acaba preso em hospital de Feira de Santana

    12/09/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Homem é baleado dentro de oficina e encontrado morto na Bahia

    12/09/2026

    Hub Salvador impulsiona 10 startups em novo ciclo de aceleração

    12/09/2026

    Vereador e comerciante são presos na Bahia suspeitos de vender caixas d’água doadas pelo Governo Federal

    12/09/2026
    1 2 3 … 2.721 Próximo
    Nossas escolhas

    Avanço dos EUA sobre recursos estratégicos pauta o Brasil no Mundo

    03/09/2026

    Ministros do Brasil e EUA vão retomar negociação comercial

    22/08/2026

    Durigan defende que Brasil deve ampliar comércio exterior

    18/08/2026
    1 2 3 … 63 Próximo

    Assine para atualizações

    Cadastre-se gratuitamente no Salvador Notícia e receba as principais notícias de Salvador, da Bahia e do Brasil direto no seu celular. Informação rápida, confiável e sempre atualizada!

    SALVADOR NOTÍCIA
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube
    • Anunciar
    © 2026 Salvador Notícia. Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.