Início CARNAVAL 2024 Trânsito Livre Carnaval: Prestadores de serviço e imprensa podem solicitar credencial até...

Trânsito Livre Carnaval: Prestadores de serviço e imprensa podem solicitar credencial até domingo (4)

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Termina no próximo domingo (4) o prazo para solicitação da credencial Trânsito Livre, exclusiva para veículos de prestadores de serviço, imprensa e de órgãos oficiais circularem nas áreas restritas do entorno dos circuitos do Carnaval 2024. A solicitação deve ser feita internet, no site Mobilidade no Carnaval (mobilidadenocarnaval.salvador.ba.gov.br).

De acordo com o órgão de trânsito, os veículos de imprensa com carros plotados e órgãos oficiais não precisam pagar pela credencial, mas, ainda assim, é necessário realizar o requerimento no site. No caso dos demais prestadores de serviço, o valor da credencial é R$56,99. É considerado prestador de serviço quem vai exercer atividade direta de abastecimento e transporte em um dos três circuitos da folia (Dodô, na Barra/Ondina; Osmar, no Campo Grande/Praça Castro Alves; e Batatinha, no Centro Histórico).

Segundo o Superintendente da Transalvador, Decio Martins, a procura dos prestadores pela credencial de Trânsito Livre cresceu devido à proximidade da folia. “O solicitante não precisa se preocupar porque a Transalvador conta com equipes capacitadas e estrutura, que atenderão à demanda, evitando e/ou sanando intercorrências”, disse.

Vale lembrar que o uso indevido da credencial de Trânsito Livre gera autuação prevista no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), além de retenção da credencial e do bloqueio do CPF/CNPJ para este serviço nos anos seguintes.

Retirada 

Após o deferimento, prestadores de serviço devem retirar a credencial no posto de atendimento do Salvador Shopping até o dia 8 de fevereiro. O posto fica no 1° piso, próximo ao Banco do Brasil, e segue o horário de funcionamento do centro comercial. Após essa data, prestadores devem se dirigir ao posto da sede da Transalvador, nos Barris. Já os veículos de imprensa e de órgãos oficiais retiram as credenciais no posto da sede da Transalvador.

Substituição de veículo 

Em caso de problema com o veículo que já teve sua credencial deferida, o interessado poderá se dirigir à Transalvador para efetuar a substituição da placa no sistema da autarquia. O procedimento é necessário para que não sejam geradas multas na passagem pelos portais de acesso às zonas de restrição de circulação.

Compartilhe agora: