Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Seagri investe em tecnologia de dessalinização para ampliar irrigação e produção agrícola no semiárido baiano

    18/10/2026

    Bahia e Portugal articulam parceria para atrair investimentos

    18/10/2026

    MS e Sesab entregam 14 ambulâncias e iniciam atendimentos da carreta de cardiologia do Agora Tem Especialistas

    18/10/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Seagri investe em tecnologia de dessalinização para ampliar irrigação e produção agrícola no semiárido baiano
    • Bahia e Portugal articulam parceria para atrair investimentos
    • MS e Sesab entregam 14 ambulâncias e iniciam atendimentos da carreta de cardiologia do Agora Tem Especialistas
    • Termina neste domingo prazo escolher idioma da prova do Enem 2026
    • Eleitor sem biometria pode votar no segundo turno das eleições
    • Mega-Sena acumula; prêmio pode chegar a R$ 185 milhões na terça-feira
    • Tensões voltam a crescer; França contabiliza custos de protestos
    • Minerais críticos e estratégicos empregam 129 mil pessoas no Brasil
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Últimas notícias»Tensões voltam a crescer; França contabiliza custos de protestos
    Últimas notícias

    Tensões voltam a crescer; França contabiliza custos de protestos

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO18/10/20265 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    2026 10 18t164635z 13488822 rc2s5oam4bmn rtrmadp 3 france protest
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    Novos confrontos eclodiram em Paris neste domingo (18), um dia depois de a França ter vivido um dos piores dias de agitação dos últimos anos, com protestos contra os preços altos que deixaram um manifestante morto, milhares de pessoas presas e lojas saqueadas ou danificadas em todo o país.ebcebc

    Manifestações em todo o país se transformaram em tumultos no sábado, com uma prefeitura incendiada, lojas saqueadas e prédios cobertos de pichações, enquanto grupos violentos entraram em confronto com a polícia em cidades por todo o país.

    Um manifestante morreu após sofrer uma parada cardíaca durante os protestos em Paris. A polícia realizou mais de 2 mil prisões em toda a França, enquanto mais de 600 policiais ficaram feridos, informou o ministro do Interior.
     


    Flames and smoke rise, during civil unrest, the day after a national day of demonstrations against the cost of living and rising fuel prices, in Paris, France, October 18, 2026. REUTERS/Abdul Saboor
    Flames and smoke rise, during civil unrest, the day after a national day of demonstrations against the cost of living and rising fuel prices, in Paris, France, October 18, 2026. REUTERS/Abdul Saboor

    Chamas e fumaça nas ruas de Paris, durante protestos da população contra os custos de vida e a alta dos preços dos combustíveis – REUTERS/Abdul Saboor/Proibida reprodução

    “Aqui parece uma zona de guerra”, disse o empresário holandês Tije De Boer, que havia vindo a Paris com seus filhos para visitar um amigo e afirmou que os protestos o forçaram a deixar seu hotel na Place de la République, um dos pontos mais conturbados no sábado (17).

    A polícia voltou a lançar gás lacrimogêneo contra os manifestantes na Place de la République e bicicletas foram incendiadas na tarde de domingo, um sinal de que as tensões ainda não haviam se acalmado totalmente na capital.

    Mais de meio milhão de pessoas participaram de marchas em dezenas de cidades no sábado, marcando a convergência de um movimento estudantil que já dura um mês com um descontentamento social mais amplo contra o aumento do custo de vida e o declínio dos serviços públicos.
     


    A destroyed car near the Marianne statue at the Place de la Republique, with a yellow vest put on it, the day after clashes during a national day of demonstrations against the cost of living and rising fuel prices, in Paris, France, October 18, 2026. The back of the vest reads: 'In 1961 the police drowns Algerian women'. REUTERS/Abdul Saboor     TPX IMAGES OF THE DAY
    A destroyed car near the Marianne statue at the Place de la Republique, with a yellow vest put on it, the day after clashes during a national day of demonstrations against the cost of living and rising fuel prices, in Paris, France, October 18, 2026. The back of the vest reads: 'In 1961 the police drowns Algerian women'. REUTERS/Abdul Saboor     TPX IMAGES OF THE DAY

    Carro incendiado perto da estátua de Marianne, na Place de la Rèpublique – REUTERS/Abdul Saboor/Proibida reprodução

    O presidente Emmanuel Macron fará um pronunciamento à nação às 20h, horário local, no domingo, informou seu gabinete.

    Os distúrbios de sábado revelaram a profunda raiva contra Macron, que deixará o cargo em 2027 após uma década no poder cada vez mais marcada pelo descontentamento social, uma economia fraca e uma dívida galopante.

    O governo atribuiu a violência a grupos de extrema esquerda e ultra-esquerda, bem como a criminosos que, segundo o governo, instigaram os saques.

    O líder da extrema direita francesa, Jordan Bardella, afirmou que a França havia sido “humilhada” e pediu que Macron renunciasse.

    “Estamos pagando por décadas de negligência, perda de autoridade e pelo desarmamento moral, psicológico e material de nossas forças de segurança interna”, disse ele durante visita a uma delegacia de polícia em Paris.

    Lojas danificadas
     


    A demonstrator wearing a costume stands in front of burning flames, in Paris, France, October 18, 2026. REUTERS/Abdul Saboor
    A demonstrator wearing a costume stands in front of burning flames, in Paris, France, October 18, 2026. REUTERS/Abdul Saboor

    Ruas comerciais foram tomadas por incêndios provocados pelos manifestantes – REUTERS/Abdul Saboor/Proibida reprodução

    Enquanto centenas de milhares protestavam pacificamente, grupos marginais violentos atacaram prédios públicos, saquearam butiques de luxo e supermercados e atacaram veículos e policiais.

    Uma operação maciça de limpeza teve início em cidades que vão de Lille, no norte, a Marselha, no sul, e de Estrasburgo, no leste, a Bordeaux, no sudoeste, onde uma multidão mascarada invadiu a residência do prefeito local.

    O ministro do Interior, Laurent Nunez, afirmou que várias centenas de lojas foram danificadas no sábado.

    Em Limoges, no sudoeste da França, o prefeito Guillaume Guerin denunciou o caos após a prefeitura da cidade, de 143 anos, ter sido incendiada e amplamente destruída em um ataque criminoso no sábado, o que gerou comparações com o incêndio de 2019 que devastou a Catedral de Notre-Dame, em Paris.

    “Houve uma intenção clara e premeditada de incendiar a prefeitura, e as pessoas que estavam lá dentro temeram por suas vidas”, disse Guerin à Reuters. Ele ameaçou renunciar caso a cidade não recebesse os recursos necessários para reparar a prefeitura.
     


    A firefighting truck next to the burnt and destroyed Limoges town hall, which was set ablaze and largely destroyed in an arson attack amid demonstrations against the cost of living and rising fuel prices, in Limoges, France, October 18, 2026. Picture taken by mobile phone. REUTERS/Clotaire Achi
    A firefighting truck next to the burnt and destroyed Limoges town hall, which was set ablaze and largely destroyed in an arson attack amid demonstrations against the cost of living and rising fuel prices, in Limoges, France, October 18, 2026. Picture taken by mobile phone. REUTERS/Clotaire Achi

    Caminhão dos Bombeiros trabalha no rescaldo do incêndio ocorrido na noite de Sábado, na prefeitura de Limoges, na França – Reuters/Clotaire Achi/proibida reprodução

    Eleições

    Os distúrbios aumentaram a pressão sobre o presidente Macron e seu governo antes da eleição presidencial prevista para o próximo ano. O primeiro-ministro Sébastien Lecornu atribuiu os distúrbios à “extrema esquerda” e aos criminosos.

    O ministro da Economia, Roland Lescure, prometeu apoio no domingo aos empresários que sofreram prejuízos. “Quem destruir coisas vai pagar, reparar os danos e ser responsabilizado por sua intenção de semear o caos”, disse Lescure em comunicado.

    O prefeito de Bordeaux, Thomas Cazenave, disse que até 100 lojas foram saqueadas em sua cidade, enquanto o prefeito de Marselha, Benoit Payan, anunciou ajuda financeira de emergência para apoiar as empresas afetadas pela violência.

    O presidente-executivo da rede francesa de varejo Carrefour, Alexandre Bompard, disse à emissora francesa BFMTV que 50 lojas da empresa foram danificadas, incluindo 20 que foram saqueadas, com prejuízos decorrentes dos danos chegando a dezenas de milhões de euros.

    Os protestos começaram no mês passado devido às condições das escolas e à escassez de professores nos subúrbios da classe trabalhadora, antes de se transformarem em um movimento contra a desigualdade, os cortes nos gastos públicos e o aumento do custo de vida.

    *Reportagem adicional de Natasa Bansagi, Janis Laizans, Abdul Saboor e Clotaire Achi



    Fonte: EBC

    contabiliza crescer custos França protestos tensões voltam
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorMinerais críticos e estratégicos empregam 129 mil pessoas no Brasil
    Próximo artigo Mega-Sena acumula; prêmio pode chegar a R$ 185 milhões na terça-feira
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Seagri investe em tecnologia de dessalinização para ampliar irrigação e produção agrícola no semiárido baiano

    18/10/2026 Agricultura Por REDAÇÃO

    Bahia e Portugal articulam parceria para atrair investimentos

    18/10/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    MS e Sesab entregam 14 ambulâncias e iniciam atendimentos da carreta de cardiologia do Agora Tem Especialistas

    18/10/2026 Saúde Por REDAÇÃO

    Termina neste domingo prazo escolher idioma da prova do Enem 2026

    18/10/2026 Destaque Por REDAÇÃO

    Eleitor sem biometria pode votar no segundo turno das eleições

    18/10/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Mega-Sena acumula; prêmio pode chegar a R$ 185 milhões na terça-feira

    18/10/2026 Destaque Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Seagri investe em tecnologia de dessalinização para ampliar irrigação e produção agrícola no semiárido baiano

    18/10/2026

    Bahia e Portugal articulam parceria para atrair investimentos

    18/10/2026

    MS e Sesab entregam 14 ambulâncias e iniciam atendimentos da carreta de cardiologia do Agora Tem Especialistas

    18/10/2026
    Não perca
    Agricultura

    Seagri investe em tecnologia de dessalinização para ampliar irrigação e produção agrícola no semiárido baiano

    Por REDAÇÃO18/10/2026

    A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) adquiriu 30 equipamentos de dessalinização…

    Bahia e Portugal articulam parceria para atrair investimentos

    18/10/2026

    MS e Sesab entregam 14 ambulâncias e iniciam atendimentos da carreta de cardiologia do Agora Tem Especialistas

    18/10/2026

    Termina neste domingo prazo escolher idioma da prova do Enem 2026

    18/10/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Seagri investe em tecnologia de dessalinização para ampliar irrigação e produção agrícola no semiárido baiano

    18/10/2026

    Bahia e Portugal articulam parceria para atrair investimentos

    18/10/2026

    MS e Sesab entregam 14 ambulâncias e iniciam atendimentos da carreta de cardiologia do Agora Tem Especialistas

    18/10/2026
    1 2 3 … 2.952 Próximo
    Nossas escolhas

    Saiba o que é adenocarcinoma pulmonar, câncer que atinge o Papa Leão XIV

    14/10/2026

    Votação no Exterior: Lula registra 72,03% e Flávio Bolsonaro 27,97%; em atualização

    04/10/2026

    Ataque israelense mata quatro pessoas em Gaza, dizem equipes médicas

    03/10/2026
    1 2 3 … 67 Próximo

    Assine para atualizações

    Cadastre-se gratuitamente no Salvador Notícia e receba as principais notícias de Salvador, da Bahia e do Brasil direto no seu celular. Informação rápida, confiável e sempre atualizada!

    SALVADOR NOTÍCIA
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube
    • Anunciar
    © 2026 Salvador Notícia. Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Eleições 2026 — Apuração em tempo realAguardando dados oficiais do TSE
    0,00%seções
    Ver apuração