Home Ao Vivo STF derruba prisão em segunda instância e Lula pode ser libertado

STF derruba prisão em segunda instância e Lula pode ser libertado

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (7), às 14h, o julgamento sobre a constitucionalidade da execução provisória de condenações criminais, conhecida como prisão após segunda instância. A  julgamento foi finalizado hoje(21h30m), na quinta sessão da Corte para discutir a questão.

O julgamento estava empatado em 5 a 5; o último voto foi  do Ministro Dias Toffoli Presidente do STF que votou contra a prisão em segunda instância.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode obter liberdade, já que ainda cabem recursos da condenação dele no caso do triplex em Guarujá (SP). Essa decisão caberá à Justiça Federal do Paraná. Nos casos do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha e do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, entretanto, a mudança de entendimento do STF não os tira da cadeia.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cerca de 5 mil presos podem ser beneficiados pela mudança de entendimento, se não estiverem presos preventivamente por outro motivo. Levantamento do Ministério Público Federal a decisão do STF pode beneficiar 38 condenados na Operação Lava Jato.

Confira o julgamento:

Compartilhe agora: