Com foco no reforço da promoção da igualdade racial e de gênero no Brasil e no cenário internacional, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), por meio da Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev), iniciou, na tarde desta terça-feira (1), um ciclo de eventos em celebração ao ‘Julho das Pretas’. As celebrações têm suas raízes no histórico Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho.
Batizada de Julho das Yabas Dudu’, a programação da Sprev trará para o ciclo das Forças da Segurança, rodas de conversa para dialogar sobre as questões políticas e socioculturais que permeiam pessoas negras na sociedade, com recorte no gênero feminino, tanto na esfera pública como na privada.
Acompanhada das servidoras Graciene Garcez e Namíbia Yakini, do Departamento de Direitos Humanos (DDH), a psicóloga e historiadora Juliane Caetano conduziu o bate-papo com a temática “Mulheres Negras: processo histórico, saúde mental e justiça social”. Além disso, a construção dos passos para a atuação das instituições frente às mulheres negras foi debatida entre as participantes.
A realização de uma feira cultural, para reforçar os produtos e serviços, além de valorizar a cultura afro-brasileira e a autonomia das mulheres negras, será realizada, de maneira itinerante, por onde o ciclo de palestras for realizado.
Texto: Rafael Rodrigues