Início Destaques

SPM discute em Genebra políticas públicas sobre a eliminação das discriminações contra as mulheres

Fonte: Ascom/SPM-BA

A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) participou, nesta quarta-feira (22), de uma importante reunião governamental e com a sociedade civil. O encontro aconteceu na sede da Missão Permanente do Brasil, em Genebra, na Suíça, e foi voltado para a 88ª Sessão do Comitê sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW), que ocorrerá na sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

A secretária das Mulheres do Estado, Elisangela Araújo, integra a delegação brasileira liderada pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. Durante a reunião, Elisangela Araújo ressaltou os avanços obtidos graças ao alinhamento dos Estados com o Governo Federal. Além disso, ela mencionou a atuação da Câmara Temática das Mulheres do Consórcio Nordeste, destacando a priorização das políticas públicas para as mulheres na Bahia, exemplificada pelo Programa Elas à Frente, que promove ações transversais em todas as secretarias de Estado.

Importância do Debate

A secretária enfatizou a relevância deste debate para o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres em diversas áreas. “A centralidade aqui é a reafirmação dos direitos de todas as mulheres e a visibilidade das políticas públicas que estão sendo implementadas em todo o país, desde o combate às violências de gênero até questões como a participação de mulheres em espaços de poder e decisão, saúde integral da mulher e autonomia econômica”, afirmou Elisangela Araújo.

Análise do Comitê

Na quinta-feira (23), o Brasil será um dos oito países analisados pelo Comitê na 88ª Sessão sobre a situação dos direitos das mulheres e da igualdade de gênero. Este evento é crucial, pois ao todo, 186 países signatários ratificaram a Convenção para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres, aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 18 de dezembro de 1979. O CEDAW tem a responsabilidade de monitorar a implementação da convenção, assegurando que os direitos das mulheres sejam protegidos e promovidos globalmente.

Próximos Passos

A participação da Secretaria das Mulheres do Estado nesta reunião reflete o compromisso contínuo do Brasil em avançar na igualdade de gênero e na proteção dos direitos das mulheres. À medida que o CEDAW analisa a situação do país, espera-se que novas estratégias e políticas sejam discutidas e implementadas, reforçando o compromisso do Brasil com a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres.

Em suma, a reunião em Genebra marca um momento significativo na luta pela igualdade de gênero e pelos direitos das mulheres. Com a presença ativa da Secretaria das Mulheres do Estado e de outras autoridades brasileiras, o Brasil demonstra sua dedicação em promover e proteger os direitos das mulheres. Portanto, a 88ª Sessão do CEDAW será uma oportunidade crucial para avaliar os progressos e identificar áreas que necessitam de maior atenção e ação.

Compartilhe agora: