Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Torcedor é morto por veículo da PM no estádio do Corinthias

    26/01/2026

    Petrobras reduz preço da gasolina em 5,2% a partir desta terça

    26/01/2026

    Rio tem mais de 200 mil famílias contempladas pelo Gás do Povo

    26/01/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Torcedor é morto por veículo da PM no estádio do Corinthias
    • Petrobras reduz preço da gasolina em 5,2% a partir desta terça
    • Rio tem mais de 200 mil famílias contempladas pelo Gás do Povo
    • “Cacau importado gera desemprego na Bahia”, afirma Luciano Araujo
    • Jau, Pierre Onassis e Tonho Matéria participam da Benção do Olodum no Pelourinho
    • Itiruçu avança com entregas e autorizações do Governo do Estado nas áreas de abastecimento, saúde e infraestrutura
    • PMs acusados da morte de menino vão a júri popular, no Rio
    • Sessão na praça emociona público da Mostra Tiradentes
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Destaque»Sobretaxas vão prejudicar os próprios Estados Unidos, diz Lula
    Destaque

    Sobretaxas vão prejudicar os próprios Estados Unidos, diz Lula

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO27/03/2025Nenhum comentário6 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    54409025774 5700692e28 o
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    Ao encerrar uma visita de Estado ao Japão, na noite desta quarta-feira (26), manhã de quinta-feira (27) no país asiático, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu uma entrevista a jornalistas e foi questionado sobre o anúncio, mais cedo, pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de uma nova sobretaxa de 25%, desta vez sobre os carros importados que chegam ao país norte-americano. A medida é a mais nova tarifa imposta pelo novo governo dos EUA no comércio internacional. ebc

    “O que o presidente Trump precisa é medir as consequências dessas decisões. Se ele está pensando que tomando essa decisão de taxar tudo aquilo que os Estados Unidos importam [vai ajudar], eu acho que vai ser prejudicial aos Estados Unidos. Isso vai elevar o preço das coisas, e pode levar a uma inflação que ele ainda não está percebendo”, disse Lula.

    “Os EUA importam muito carro japonês e tem muitas empresas japonesas produzindo carro lá. Eu, sinceramente, não vejo o benefício de aumentar em 25% os carros comprados do Japão. A única coisa que eu sei é que vai ficar mais caro para o povo americano comprar. E esse mais caro pode resultar no aumento da inflação, e esse aumento da inflação pode significar aumento de juros, e aumento de juros pode significar contenção da economia”, acrescentou.

    OMC e retaliações


    Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de boas-vindas.
Palácio Imperial do Japão.

Foto: Ricardo Stuckert / PR
    Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de boas-vindas.
Palácio Imperial do Japão.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

    Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de boas-vindas. Palácio Imperial do Japão. Foto: Ricardo Stuckert / PR – Ricardo Stuckert / PR

    O presidente brasileiro confirmou que seu governo vai recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) para tentar reverter uma outra tarifa imposta pelos EUA, a mais prejudicial ao Brasil até agora, que é a de 25% sobre a importação de aço e alumínio.

    “Da parte do Brasil, ele [Trump] taxou o aço brasileiro do Brasil em 25%. Temos duas decisões a fazer. Uma é recorrer na Organização Mundial do Comércio, e nós vamos recorrer. A outra é a gente sobretaxar os produtos americanos que nós importamos, colocar em prática a lei da reciprocidade”, disse o presidente.

    Segundo Lula, essa medida só será colocada em prática caso a queixa na OMC não seja eficaz para provocar uma negociação entre os dois países. O presidente voltou a lembrar que o fluxo comercial entre Brasil e EUA é ligeiramente favorável aos norte-americanos, e defendeu que as condições para o livre-comércio mundial prevaleçam. 

    “Estou muito preocupado com o comportamento do governo americano com essa taxação de todos os produtos, de todos os países. No fundo, o livre comércio é o que está sendo prejudicado. Estou preocupado porque o multilateralismo está sendo derrotado e estou preocupado porque o presidente americano não é xerife do mundo, ele é apenas presidente dos Estados Unidos”, criticou.

    Exportação de carne ao Japão


    Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com integrantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC).
Hotel Imperial - Japão

Foto: Ricardo Stuckert / PR
    Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com integrantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC).
Hotel Imperial - Japão

Foto: Ricardo Stuckert / PR

    Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com integrantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC). Hotel Imperial – Japão Foto: Ricardo Stuckert / PR – Ricardo Stuckert / PR

    Na entrevista, Lula também comentou sobre as tratativas com o Japão para acelerar a abertura do mercado para a carne bovina brasileira, uma demanda histórica do setor. Mais cedo, o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, informou sobre o envio de uma missão oficial para dar prosseguimento aos protocolos de liberação sanitária.

    “Temos que respeitar a decisão japonesa, cada país tem um critério. O que eu ouvi do primeiro-ministro é que ele vai, o mais rápido possível, mandar os especialistas dele para analisar o rebanho brasileiro. E, depois, vamos ver a decisão. O dado concreto é nós vendemos uma carne de muita qualidade e a carne mais barata entre todos os países. Eu acredito que, ainda este ano, a gente vai ter uma solução da questão da carne”, prevê Lula.

    O presidente também se comprometeu a investir, ao longo deste ano, no avanço de um acordo comercial entre os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) com o Japão. “Eu vou assumir a presidência do Mercosul no segundo semestre. E, se depender de mim, nós vamos trabalhar para que haja o acordo do Mercosul com o Japão. É bom para os países do Mercosul e para o Japão. Quanto mais facilitação para a negociação, melhor.

    Agenda

    Lula chegou ao Japão na última segunda-feira (24) e, na terça-feira (25) de manhã, participou da cerimônia de boas-vindas, com honras militares, no Palácio Imperial, na capital japonesa. Após reunião reservada com o casal imperial e almoço privado, o presidente se encontrou com empresários brasileiros ligados à Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) para debater a abertura do mercado japonês ao setor.

    Lula participou ainda de jantar oferecido a ele e à primeira-dama Janja Lula da Silva pelo imperador do Japão, Naruhito, e a imperatriz Masako. Na ocasião, pediu o “firme engajamento” do Japão na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que será realizada em novembro, em Belém, no Pará.

    Nessa quarta-feira (26), o presidente teve o dia mais cheio da visita ao Japão, que está 12 horas à frente do horário oficial de Brasília. A agenda começou com representantes de sindicatos japoneses. Em postagem nas redes sociais, Lula afirmou que o objetivo foi falar de questões trabalhistas e de como melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores no Brasil e no Japão.

    O presidente também falou no Fórum Empresarial Brasil-Japão. Pelo lado brasileiro, estiveram presentes empresários dos setores de alimentos, agronegócio, aeroespacial, bebidas, energia, logística e siderurgia. No evento, Lula convocou os japoneses a investirem no Brasil e criticou o crescimento do negacionismo climático e do protecionismo comercial. Foi anunciado acordo da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) com a ANA, maior companhia aérea japonesa, para a compra de 20 jatos E-190.

    Após outras reuniões bilaterais, Lula se encontrou com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, no Palácio Akasaka, para firmar os compromissos entre os dois países. Foram dez acordos de cooperação em áreas como comércio, indústria e meio ambiente, além de 80 instrumentos entre entidades subnacionais como empresas, bancos, universidades e institutos de pesquisas. Os dois países também anunciaram um plano de ação para revitalizar a Parceria Estratégica Global, um nível mais elevado nas relações diplomáticas estabelecidas desde 2014. Na sequência, foi oferecido um jantar a Lula e à comitiva.

    A comitiva brasileira em Tóquio é composta pelo presidente, a primeira-dama Janja, ministros, parlamentares, empresários e sindicalistas. Os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), também compõem a delegação com Lula.

    A viagem internacional prossegue nesta quinta, quando o presidente parte para Hanói, no Vietnã, segunda parte da viagem à Ásia.



    Fonte: EBC

    diz estados Lula prejudicar próprios Sobretaxas Unidos vão
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorArthur Elias convoca seleção feminina para 2 amistosos contra os EUA
    Próximo artigo Mais de uma tonelada de drogas é incinerada em Salvador
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Torcedor é morto por veículo da PM no estádio do Corinthias

    26/01/2026 Esportes Por REDAÇÃO

    Petrobras reduz preço da gasolina em 5,2% a partir desta terça

    26/01/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Rio tem mais de 200 mil famílias contempladas pelo Gás do Povo

    26/01/2026 Destaque Por REDAÇÃO

    “Cacau importado gera desemprego na Bahia”, afirma Luciano Araujo

    26/01/2026 Política Por admin

    Jau, Pierre Onassis e Tonho Matéria participam da Benção do Olodum no Pelourinho

    26/01/2026 Entretenimento Por ROSY SILVA

    Itiruçu avança com entregas e autorizações do Governo do Estado nas áreas de abastecimento, saúde e infraestrutura

    26/01/2026 Destaque Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024

    Inscrições para o Prêmio Abapa de Jornalismo 2024 encerram em 20 de setembro

    13/09/2024
    Não perca
    Esportes 0

    Torcedor é morto por veículo da PM no estádio do Corinthias

    Por REDAÇÃO26/01/2026

    Um torcedor morreu após ser atropelado por um veículo da tropa de choque da Polícia…

    Petrobras reduz preço da gasolina em 5,2% a partir desta terça

    26/01/2026

    Rio tem mais de 200 mil famílias contempladas pelo Gás do Povo

    26/01/2026

    “Cacau importado gera desemprego na Bahia”, afirma Luciano Araujo

    26/01/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024

    Inscrições para o Prêmio Abapa de Jornalismo 2024 encerram em 20 de setembro

    13/09/2024
    Nossas escolhas

    Agentes do ICE matam homem durante protesto em Minneapolis, nos EUA

    25/01/2026

    Vini Jr. comanda goleada do Real sobre Mônaco na Liga dos Campeões

    21/01/2026

    Trump confirma convite a Lula para compor conselho sobre Gaza

    21/01/2026

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.