Início Água Sobe o número de escolas com aulas suspensas após interrupção no abastecimento...

Sobe o número de escolas com aulas suspensas após interrupção no abastecimento de água

Foto: Reprodução

O abastecimento de água de Salvador e RMS precisou ser interrompido por causa de uma obra de ampliação na rede de distribuição da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Essa ação acabou impactando diretamente as escolas de Rede Municipal que tiveram suas aulas suspensas por falta de água.

Na última terça-feira (14), o número de escola estava em 34, já nessa quarta (15) subiu para 109. A Secretaria Municipal de Educação (Smed), informa também que outras duas unidades estão funcionando parcialmente. Cerca de 30 mil alunos foram afetados.

Novo prazo

A retomada do abastecimento em algumas partes de Salvador e alguns municípios da RMS, aconteceu na madrugada desta quarta-feira (15), após a segunda interrupção do serviço. O novo prazo para regularização está previsto para 0h de quinta (16).

De acordo com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento, o serviço foi retomado após a troca de uma válvula que apresentou defeito de fabricação em um dos pontos de interligação do trecho duplicado da adutora principal do sistema.

Conforme a Embasa, a válvula não funcionou, mesmo tento passado por testes a seco, na tarde de terça-feira, durante o processo de pressurização da adutora, na retomada gradativa após parada programada de segunda.

A parada programada ocorreu após uma obra de interligação do trecho duplicado e execução de 57 serviços de manutenção preventiva na malha distribuidora. Com isso, a retomada gradativa para parte de Salvador e RMS teve que ser interrompida pela segunda vez, para troca da válvula e regularização completa do fornecimento de água.

Compartilhe agora: