Início Economia Sindicato dos Bancários faz campanha por atendimento nos Bancos

Sindicato dos Bancários faz campanha por atendimento nos Bancos

A legislação e a resolução 4.746 do Banco Central garantem a todo cidadão o direito de ter atendimento com um funcionário nas agências. Mas, os bancos ignoram, tiram os clientes das unidades e empurram para as plataformas digitais ou correspondente bancário.

Para alertar a população, o Sindicato dos Bancários da Bahia realiza uma grande campanha, com visitas às agências e publicidade em diversos bairros de Salvador.

Enquanto impedem o atendimento presencial, colocando os funcionários em uma situação extremamente complicada, os bancos fecham unidades por todo o país e demitem. Para se ter ideia, o Bradesco, uma das organizações que mais usam a prática, encerrou as atividades de 83 agências no ano passado.

Dinheiro não falta mudar a política e atender os clientes com dignidade conforme determina a legislação vigente. O Bradesco, por exemplo, segundo maior privado do país, obteve lucro líquido contábil de R$ 20,732 bilhões em 2022. Portanto, é possível contratar, oferecer atendimento presencial e acabar com a sobrecarga do funcionário.

“Muitas pessoas ainda precisam de atendimento presencial nas agências por variados motivos, desde a perda de um Token, ou por questões de dificuldades tecnológicas ou por motivo de segurança. O banco que lucra bilhões a cada ano não pode proibir o cidadão de exercer o seu direito. O que eles querem na prática é dizimar empregos e colocar para o consumidor toda a responsabilidade de realizar as transações, mantendo altas tarifas e taxas de juros”, afirmou Augusto Vasconcelos que é Presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia e Vereador de Salvador.

Compartilhe agora: