Início Destaques

Sistema Metroviário de Salvador completa 10 anos

Foto: Reprodução

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas comemora 10 anos de operação neste mês, celebrando uma década de transformações na vida dos soteropolitanos. Desde o início de sua operação, em 11 de junho de 2014, mais de R$ 6,7 bilhões foram investidos no modal, que já atendeu cerca de 620 milhões de pessoas em 34 milhões de quilômetros rodados.

Depoimentos dos Usuários

Passageiros que utilizam diariamente o metrô compartilharam suas experiências. A estagiária Larissa Nascimento, de Dias D’ávila, reduziu seu tempo de deslocamento em 30 minutos graças ao modal. “Chegava sempre atrasada no trabalho por causa do trânsito intenso e agora diminuiu bastante”, disse. Maria Lúcia Santos, autônoma, também destacou a eficiência do metrô em comparação com o ônibus.

Expansão e Melhorias

O sistema metroviário conta com 38 quilômetros de extensão e 22 estações, integrando dez terminais de ônibus e mais de 2 mil câmeras de monitoramento. Recentemente, o Tramo 3, que liga Pirajá ao bairro de Águas Claras, foi entregue, beneficiando áreas populosas. A advogada Márcia Guedes e o estudante de administração Marcos Nunes destacam a economia de tempo e a melhoria na qualidade de vida proporcionada pelo metrô.

Futuras Expansões

O Governo da Bahia planeja a ampliação da Linha 1 com a criação de duas novas estações no Campo Grande e na Barra. “Em dezembro inauguramos cinco quilômetros do Tramo 3. Dez mil passageiros deverão ser atendidos por dia. A obra ainda vai promover uma maior valorização da área, onde está localizado o Teatro Castro Alves”, afirmou Ana Claudia Nascimento, presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).

Sustentabilidade

O sistema metroviário também se destaca pela sustentabilidade. Movido à energia elétrica, evitou a emissão de mais de 45 mil toneladas de CO2 em sete anos. A CCR Metrô Bahia investiu em inovações para racionalizar os recursos energéticos, como telemetria nos hidrômetros, reaproveitamento de água e sensores nas escadas rolantes. Júlio Freitas, diretor da Unidade de Negócios da CCR, destacou a retirada de 22 mil veículos das ruas todos os anos, contribuindo para a mobilidade e sustentabilidade.

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas celebra uma década de avanços, proporcionando eficiência, comodidade e segurança aos seus usuários, e continua a se expandir e inovar em prol de uma mobilidade urbana sustentável.

Compartilhe agora: