Início Bahia

Secult lança editais da Lei Paulo Gustavo; inscrições começam nesta terça-feira (26)

Foto: Mateus Pereira

Nesta sexta (22), foram lançadas os 26 editais da Paulo Gustavo Bahia (PGBA), que pretende repassar cerca de R$150 milhões para promotores culturais dos 27 territórios do estado. As inscrições se iniciam nesta terça-feira (26).

Parte de uma grande ação da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), os recursos da PGBA serão aplicados em projetos de audiovisual, dança, teatro, circo, música, artes visuais, literatura, além de manifestações culturais e identitárias baianas.

Fruto de uma ampla escuta por todo o estado, os 26 editais possuem mecanismos para garantir maior diversidade na distribuição de recursos, como, por exemplo, as cotas para 50% de pessoas negras e 10% para pessoas indígenas.

Além das cotas, serão garantidos pontuação extra para projetos cujo proponentes sejam mulheres, pessoas LGBTQIA+, povos e comunidades tradicionais, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, jovens (até 29 anos) e idosos (acima de 60 anos).

Também serão estimulados projetos cujo o público sejam pessoas internas dos sistemas penitenciários ou de medida sócio-educativa, pessoas atendidas por ações de redução de danos e projetos que tratem sobre patrimônio imateriais.

Para o secretário estadual , Bruno Monteiro, esse é um momento histórico com o maior investimento na cultura. “Esse investimento vai estimular o fazer cultural baiano que gera emancipação social, política, além de gerar emprego” disse.

Todos os editais da Paulo Gustavo Bahia foram feitos nos formatos indicados no decreto de fomento, que são mais simplificados. Os certames ficarão públicos antes da abertura para inscrições para que proponentes possam analisar os documentos.

Compartilhe agora: