Home Ação Secretaria Municipal da Saúde pretende ampliar participação na Operação Chuva 2023

Secretaria Municipal da Saúde pretende ampliar participação na Operação Chuva 2023

A SMS pretende ampliar sua participação na Operação Chuva 2023 - Foto: Betto Jr./Secom

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pretende ampliar participação da pasta na Operação Chuva 2023, que será iniciada no próximo mês. Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (23), a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, entre outras autoridades, foi debatido estratégias e definição de novas formas de atuação na ação conjunta.

Coordenada pela Codesal, a operação acontece anualmente entre os meses de março a junho, quando normalmente são registrados os maiores volumes de chuvas na capital, sendo dividida em duas etapas – uma preparatória e outra de alerta. Segundo a vice-prefeita, a SMS irá atuar nas duas fases de mais efetiva.

“A operação envolve um conjunto de obras e medidas voltadas as ações preventivas, reunindo diversos órgãos da administração municipal. Acredito que ao nos preparamos antecipadamente, seguiremos logrando êxito com as ações de cuidado com a vida. Por isso, reforçaremos a vacinação dos técnicos e dos moradores, intensificaremos também as atividades de combate às arboviroses e leptospirose”, explicou a gestora.

Outras áreas também estarão envolvidas, como por exemplo a Vigilância de Saúde Ambiental, com o monitoramento da qualidade da água das áreas atingidas e dos abrigos provisórios que, porventura, venham ser montados. Serão feitos trabalhos educativos sobre doenças de veiculação hídrica e limpeza de reservatório de água.

“Salvador está mais segura em relação aos problemas causados pelas chuvas, mas não está imune às intempéries da natureza. Nosso desejo é de que não tenhamos desastres ou ocorrências graves, principalmente de riscos à vida, por isso, iremos investir forte na prevenção para estarmos estruturados, oferecendo uma resposta mais qualificada e rápida”, afirmou Ana Paula.

Compartilhe agora: