Início Esporte Salvador terá passeio de bicicleta no dia mundial do Rim

Salvador terá passeio de bicicleta no dia mundial do Rim

O passeio de bicicleta serve para alertar para a saúde do órgão, antecipando as comemorações à data global

O evento é aberto ao público e acontece no domingo, dia 8 de março. O percurso tem inicio no Farol da Barra, onde haverá prestação de serviço e orientação à população.

Estima-se que 850 milhões de pessoas tenham algum tipo de comprometimento nos rins no mundo inteiro. Um em cada dez adultos tem doença renal crônica, que provoca pelo menos 2,4 milhões de óbitos por ano e, até 2040, deve se tornar a quinta causa de morte. Nas últimas duas décadas, o Brasil viu o número de pacientes com Doença Renal Crônica triplicar. Hoje mais de 133 mil pessoas fazem diálise no país e estima-se que pelo menos 25 mil pacientes morram por ano em decorrência da doença. Celebrado neste ano em 12 de março, o Dia Mundial do Rim chama a atenção para o cuidado com o órgão, como, por exemplo, uma simples avaliação que é deixada de lado em check-ups.

Em Salvador, o Instituto de Nefrologia e Diálise (INED), parte da rede Fresenius Medical Care, organiza em parceria com o Pedal da Integração Salvador Bahia, passeio de bicicleta no domingo, 8, pela importância da prevenção da doença renal com o tema “Ame seus rins. Dose sua Creatinina; é exame de rotina? Peça a Creatinina”. Além do passeio pela orla do Farol da Barra ao Farol de Itapuã, em percurso de cerca de 60 minutos, também haverá café da manhã e camisetas para todos os participantes.

“Nosso objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença renal crônica. É algo que pode ser feito de maneira simples. A prática de exercícios físicos, uma boa alimentação, ingestão apropriada de líquidos, não fumar, não usar frequentemente anti-inflamatórios, e o controle de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão arterial são medidas que podem ajudar a prevenir ou reduzir a progressão da doença. O acompanhamento médico e exames simples como a dosagem do nível de creatinina no sangue e urina são muito importantes para avaliar a saúde dos rins”, afirma a Dra. Angiolina Kraychete, médica nefrologista do INED.

A doença renal crônica é um dos principais gastos em saúde em todo o mundo. Os custos de diálise e transplante consomem de 2 a 3% do orçamento anual de assistência médica em países de alta renda. O valor é gasto em menos de 0,03% da população total desses países. Nos países de baixa e média renda não conseguem arcar com todas as despesas de reposição renal da sua população e o resultado é a morte de milhares de pessoas por ano por insuficiência renal não tratada.

Dê atenção aos seus rins – Além de remover resíduos e fluidos extras do sangue, os rins têm as tarefas de controlar o equilíbrio químico do corpo, ajudar a controlar a pressão sanguínea, manter os ossos saudáveis e produzir o hormônio necessário para os glóbulos vermelhos.

Serviço:

Ame seus rins. Dose sua Creatinina; é exame de rotina? Peça a Creatinina

Dia: Domingo, 8 de março

Horário: a partir das 8h da manhã

A programação de serviços é gratuita e não é necessária inscrição prévia.

Programação: Passeio de bicicleta entre o Farol da Barra e o Farol de Itapuã, em percurso de cerca de 60 minutos. No ponto de partida, no Farol da Barra, a equipe do INED estará presente com enfermeira, técnicos de enfermagem, nutricionista e fisioterapeuta realizando atendimento ao público com aferição de pressão arterial e glicemia, medida de circunferência abdominal, distribuindo panfletos com orientações sobre prevenção de doença renal crônica e tirando dúvidas da população que estiver no local.

Onde: Ponto de encontro – Farol da Barra

Compartilhe agora: