Cinquenta e oito foragidos da Justiça foram capturados com o auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) durante o Carnaval deste ano. O número ultrapassa a marca registrada em 2025, quando 55 pessoas com mandados de prisão foram alcançadas pela ferramenta tecnológica.
Somente no penúltimo dia oficial da folia, encerrado na madrugada desta terça-feira (17), doze foragidos foram localizados pelas Forças Policiais por meio do monitoramento inteligente.
De acordo com a SSP-BA, a tecnologia contribuiu para a captura de suspeitos que respondem a processos por crimes como homicídio, tráfico de drogas, roubo, estupro de vulnerável, porte ilegal de arma de fogo, estelionato, agressão e dívida de pensão alimentícia.
As prisões ocorreram nas cidades de Salvador, Santa Cruz Cabrália e Lapão. O sistema de reconhecimento facial é utilizado tanto nos Portais de Abordagem quanto em pontos estratégicos previamente mapeados pelas Agências de Inteligência da segurança pública estadual.
Em nota, o secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, destacou a importância do investimento em inovação.
“A tecnologia é uma grande aliada das Forças Estaduais da Segurança Pública nas ações preventivas, repressivas e de inteligência durante as Festas Populares. O Governo do Estado continuará investindo em inovação, garantindo a qualificação do serviço prestado para baianos e turistas”, afirmou.



