Início Bahia Projeto capacita jovens baianos para o trabalho em todos os elos da...

Projeto capacita jovens baianos para o trabalho em todos os elos da cadeia do audiovisual

Imagem divulgação / SDTRE

Estudantes do ensino médio da rede pública de educação da Bahia, em Salvador, podem se inscrever até domingo (9/4) no projeto Força Jovem – Audiovisual Construindo Futuro Solidário. Realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), o projeto visa oferecer capacitação, por meio de sete oficinas de formação técnica, em todos os elos da cadeia do audiovisual. 

No ato da inscrição, é preciso apresentar uma proposta de curta-metragem – ficção ou documentário – de acordo com um dos 12 temas sugeridos (saúde mental, violência, política, trabalho, esporte, educação, diversidade, novas tecnologias, meio ambiente, identidade negra, cultura e sexualidade). Ao final das oficinas, 24 obras serão produzidas, filmadas, editadas e lançadas com as digitais e os créditos dos estudantes.

O responsável pela execução do projeto é o cineasta Antonio Olavo, da Portfolium Laboratório de Imagens, 47 anos de experiência e mais de 15 filmes, a exemplo de “Paixão e Guerra no Sertão de Canudos” e “Revolta dos Búzios”. Olavo tem visitado escolas e salas de aula para divulgar a iniciativa e diz se tratar de “oportunidade rara” para quem aspira entrar num mercado de trabalho em expansão, em virtude das políticas públicas, editais e leis de incentivo que não existiam há 10 anos. 

“Temos a curto prazo perspectivas muito boas. Hoje existem mais de 700 produtoras de cinema na Bahia. A primeira coisa que digo a esses estudantes é que a linguagem do audiovisual possibilita exercitar a criatividade, a perenização da memória e um horizonte de profissionalização, o que numa escola pública é maravilhoso”, . Maiores informações: https://bio.link/forcajovem

Compartilhe agora: