Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Senado equipara diabetes tipo 1 a deficiência

    29/05/2026

    Comissão aprova projeto que facilita alteração do nome dos pais em certidão

    29/05/2026

    Israel bombardeia alvos portuários e de energia no Iêmen

    29/05/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Senado equipara diabetes tipo 1 a deficiência
    • Comissão aprova projeto que facilita alteração do nome dos pais em certidão
    • Israel bombardeia alvos portuários e de energia no Iêmen
    • Sorteio da Pré-Libertadores acontece nesta quinta; saiba como assistir
    • Operação apreende 96 facas e facões em presídio de Eunápolis
    • Feira de Saúde oferece serviços essenciais gratuitos em Plataforma
    • Operação: esquema envolvendo jogo do bicho e caça-níqueis movimenta R$ 5 bilhões na Bahia
    • R$ 2,8 milhões são empregados no Complexo da Polícia Civil de Ilhéus
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Últimas notícias»Prognósticos do IBGE e levantamento da Conab estimam aumento da safra em 2025
    Últimas notícias

    Prognósticos do IBGE e levantamento da Conab estimam aumento da safra em 2025

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO29/05/20265 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    Logo
    Foto: Divulgação/Seagri-BA
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp

    A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por sua vez, estima para o ciclo 2024/2025 aumento na produção, na área plantada e na produtividade dos grãos. Soja e milho se destacam na produção deste novo ciclo.

    De acordo com o IBGE, as áreas plantadas e colhidas estão estimadas, para 2024, em 3,54 milhões de hectares (ha), praticamente a mesma em relação à safra de 2023. Assim, o rendimento médio esperado (3,20 toneladas/ha) da lavoura de grãos no estado da Bahia é 7,0% aquém da safra anterior.

    O volume de soja a ser colhido pode alcançar 7,53 milhões de toneladas, o que corresponde a uma queda de 0,4% sobre o verificado em 2023. A área plantada com a oleaginosa no estado está projetada em aproximadamente 2,0 milhões de ha.

    As duas safras anuais do milho, estimadas pelo IBGE, podem alcançar 2,25 milhões de toneladas, o que também representa declínio de 27,3% na comparação anual. Com relação à área plantada, houve queda de 15,4% em relação à estimativa da safra anterior de 698 mil ha. A primeira safra do cereal está projetada em 1,55 milhão de toneladas, 34,0% abaixo do que foi observado em 2023. Já o prognóstico para a segunda safra é de um recuo de 6,1% em relação à colheita anterior, totalizando 700 mil toneladas.

    Para a lavoura do feijão, espera-se recuo de 5,2% na comparação com a safra de 2023, totalizando 226 mil toneladas. O levantamento tem estimativa de 380 mil ha plantados, 8,9% menor que a safra anterior. Estima-se que a primeira safra da leguminosa (137 mil toneladas) seja 4,5% inferior à de 2023, e que a segunda safra (89 mil toneladas) tenha uma variação negativa de 6,4%, na mesma base de comparação.

    Outro importante produto da safra baiana, o algodão (caroço e pluma), está com a produção estimada em 1,77 milhão de toneladas, o que representa aumento de 1,6% em relação ao ano passado. A área plantada com a fibra aumentou 4,4%, alcançando 380 mil ha em relação à safra de 2023.

    Para a lavoura da cana-de-açúcar, o IBGE estimou a produção de 5,54 milhões de toneladas, revelando aumento de 1,3% em relação à safra de 2023. A estimativa da produção do cacau, por sua vez, ficou projetada em 111 mil toneladas, apontando um recuo de 7,3% na comparação com a do ano anterior.

    Em relação ao café, está prevista a colheita de 249 mil toneladas este ano, 0,9% acima do observado no ano passado. A safra do tipo arábica está projetada em 104 mil toneladas, com variação anual de 3,3%. Por sua vez, a safra do tipo canéfora teve previsão de 145 mil toneladas, 0,7% abaixo da colheita do ano anterior.

    Na fruticultura, destacam-se as estimativas das lavouras de banana (920 mil toneladas), laranja (628 mil toneladas) e uva (55 mil toneladas), que registraram, respectivamente, variações de 0,7%, -1,0% e -15,6% em relação à safra anterior.

    O levantamento ainda indica uma produção de 925 mil toneladas de mandioca, 1,4% menor que a de 2023. A produção de batata-inglesa, estimada em 335 mil toneladas, apresenta acréscimo de 0,9%; e a do tomate, estimada em 182 mil toneladas, aponta alta de 1,5% na comparação com a do ano anterior.

    No segundo levantamento do ciclo 2024/2025, a Conab estima safra de 13,1 milhões de toneladas de grãos

    A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu segundo levantamento de 2024/2025, estimou uma produção de 13,1 milhões de toneladas de grãos – o que representa um avanço de 5,6% em relação ao ciclo 2023/2024.

    Com relação à área plantada, observa-se uma ampliação de 2,0% na mesma base de comparação, o que alcança uma área de 3,86 milhões de ha. Assim, o rendimento médio do conjunto das lavouras pesquisadas deverá ficar em torno de 3,40 toneladas/ha.

    A soja, segundo a Conab, deve apresentar um novo ciclo de alta, com aumento da área plantada – com crescimento de 3,1% em relação à temporada passada –, alcançando um total de 2,04 milhões ha. Por sua vez, a produção deve avançar em 5,6%, para 7,90 milhões de toneladas na atual temporada, em comparação com o ciclo anterior. Com isso, a produtividade estimada é de 3,87 toneladas/ha, a maior do país, representando aumento de 2,5% em relação à safra anterior.

    Com relação à safra de milho, a expectativa é de que a safra atual seja bem maior que a anterior, totalizando 3,20 milhões de toneladas. As principais contribuições provêm da primeira (1,91 milhões de toneladas) e da terceira (1,15 milhões de toneladas) safra do cereal. Em seu conjunto, a produção de milho, no estado, apresenta previsão de aumento de 8,1% em relação ao período anterior. De acordo com análise da Conab, há uma expectativa da redução da área de cultivo (-0,7%) devido à baixa rentabilidade do cereal, devendo a área correspondente migrar para o cultivo de soja e algodão.

    A produção de algodão está estimada em 1,70 milhão de toneladas, plantado em 357 mil ha, o que representa um crescimento de 3,3% em relação ao ciclo 2023/2024.

    A expectativa negativa está associada à produção de feijão, mas o maior volume de chuvas em outubro já vislumbra uma possível ampliação da área plantada. O volume estimado é de 344 mil toneladas (plantado em 432 mil ha) e representa uma redução de 3,0% em relação ao ciclo 2023/2024.

    Fonte: Ascom/SEI

    Fonte: SECOM-BA

    2025 agricultura aumento Bahia IBGE safra
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorAgricultura busca transformação para enfrentar mudanças climáticas
    Próximo artigo Deputados da base governista e da oposição repudiam atentado a bomba em Brasília
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Comissão aprova projeto que facilita alteração do nome dos pais em certidão

    29/05/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Senado equipara diabetes tipo 1 a deficiência

    29/05/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Israel bombardeia alvos portuários e de energia no Iêmen

    29/05/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Sorteio da Pré-Libertadores acontece nesta quinta; saiba como assistir

    29/05/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Operação apreende 96 facas e facões em presídio de Eunápolis

    29/05/2026 Destaque Por REDAÇÃO

    Feira de Saúde oferece serviços essenciais gratuitos em Plataforma

    29/05/2026 Saúde Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Saltos ornamentais: Ingrid Oliveira fatura vaga para o Brasil em Paris

    19/07/2023

    Copa do Mundo feminina começa com favoritismo compartilhado

    19/07/2023

    Petrúcio é tricampeão e Jerusa leva 2º ouro em último dia do Mundial

    19/07/2023
    Não perca
    Últimas notícias

    Senado equipara diabetes tipo 1 a deficiência

    Por REDAÇÃO29/05/2026

    O Senado aprovou nesta quarta-feira (18) o Projeto de Lei 2.687/2022, que equipara o diabetes…

    Comissão aprova projeto que facilita alteração do nome dos pais em certidão

    29/05/2026

    Israel bombardeia alvos portuários e de energia no Iêmen

    29/05/2026

    Sorteio da Pré-Libertadores acontece nesta quinta; saiba como assistir

    29/05/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Saltos ornamentais: Ingrid Oliveira fatura vaga para o Brasil em Paris

    19/07/2023

    Copa do Mundo feminina começa com favoritismo compartilhado

    19/07/2023

    Petrúcio é tricampeão e Jerusa leva 2º ouro em último dia do Mundial

    19/07/2023
    Nossas escolhas

    Israel bombardeia alvos portuários e de energia no Iêmen

    29/05/2026

    Vinicius Jr. é eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA

    29/05/2026

    Otimização das Ondas Bouzanianas: O Legado de Carlos N. Bouza-Herrera

    29/05/2026

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.