Início notícias

Prefeitura entrega Av. Reitor Miguel Calmon requalificada após quatro meses de obras

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

A Avenida Reitor Miguel Calmon, popularmente conhecida como Vale do Canela, foi entregue totalmente requalificada na noite desta sexta-feira (4), após quatro meses de obras realizadas pela Prefeitura de Salvador. A via, que é uma das principais ligações entre a Avenida Centenário, o bairro Canela e o Campo Grande, recebeu melhorias que visam aumentar a segurança e proporcionar mais conforto para pedestres e motoristas.

O projeto foi conduzido pela Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), em parceria com a Superintendência de Obras Públicas de Salvador (Sucop), a Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), e a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal). O investimento total foi de aproximadamente R$ 8,5 milhões, abrangendo mais de 2 km de extensão, desde a saída do túnel da Avenida Lafayette Coutinho (Contorno) até o viaduto da Rua Padre Feijó, no sentido Canela.

O titular da Seman, Lázaro Jezler, destacou a importância da obra para a cidade. “Essa é mais uma obra estruturante, com a pavimentação e recuperação dos passeios, além de novos meio-fios em granito, que têm maior durabilidade. Também fizemos a recuperação asfáltica, a revitalização da mureta do canal e a construção de uma nova pracinha na região. A avenida, que é uma das mais extensas da cidade e muito movimentada, foi totalmente recuperada”, afirmou.

A requalificação também trouxe melhorias para a segurança dos pedestres, especialmente nas proximidades da Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde muitos passeios estavam danificados. Segundo Jezler, essa intervenção faz parte de um conjunto de melhorias já realizadas na Avenida Centenário e no Campo Grande, além de projetos em andamento para a Avenida Contorno.

Entre as intervenções realizadas, foram recuperados quase 8 mil metros de meio-fio em granito cinza, mais de 10 mil m² de passeio em concreto lavado, e instalados 2 mil metros de sarjeta de concreto. Além disso, o projeto incluiu a colocação de piso tátil direcional e melhorias no sistema de drenagem da avenida.

Compartilhe agora: